Mundial de Corrida de Aventura mostrará Corumbá para mais de 30 países

Entre os dias 11 e 21 de novembro, Corumbá vai receber o Campeonato Mundial de Corrida de Aventura. Até agora, já são 32 equipes de 19 diferentes países confirmadas no evento. A estimativa é de que mais de 300 pessoas, entre competidores, organizadores e integrantes das mídias esportivas, estejam na cidade acompanhando a competição.

 

“Nossa estimativa é de que 40 jornalistas estejam aqui fazendo a cobertura do Mundial. E todo esse material produzido aqui deve ser mostrando para mais de 30 países”, afirmou Silvia Shubi Guimarães, uma das coordenadoras da prova. Principal representante do Brasil na modalidade nos últimos anos, Shubi destacou a beleza única do pantanal corumbaense.

 

“Foram anos competindo no Brasil inteiro e vários lugares do mundo, mas nunca tinha visto nada igual a isso aqui”, avaliou. O primeiro contato dela com a Planície Pantaneira ocorreu em 2013, durante uma reunião em São Paulo (SP). “Vai ser o percurso mais difícil que eles já fizeram na vida deles, mas também vai ser o mais incrível da vida de cada um”, garantiu.

 

“E um evento deste porte só acontece se tivermos a parceria e o apoio de todos”, completou Shubi, que agradeceu a participação da Prefeitura de Corumbá, da Marinha, do Exército, da Polícia Militar Ambiental, do Ibama, Corpo de Bombeiros, Sesc Corumbá e dos empresários locais envolvidos na realização do Campeonato Mundial.

 

O evento foi oficialmente lançado nesta segunda-feira, 24 de agosto, na sede do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), quando o prefeito Paulo Duarte assinou o termo de cooperação com a Liga Outdoor, responsável pela execução de todo o Mundial. “Ações como essa mostram a cidade para o mundo, trazem empregos para cá e movimentam nossa economia”, ressaltou o chefe do Executivo municipal.

 

Mesmo sem aportar recursos financeiros no evento, o prefeito garantiu apoio institucional aos organizadores e competidores. “Nossa equipe e eu mesmo, pessoalmente, estamos buscando parcerias para que o Mundial seja do tamanho que merece, pois reconhecemos o que isso representa para a região e todo o legado que fica para a cidade. Os esportes de aventura só preservam nosso meio ambiente e fortalecem nosso potencial turístico”.

 

Um dos responsáveis pela articulação que trouxe o mega evento para Corumbá, o presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Ângelo Rabelo, também destacou a projeção mundial que a cidade ganhará durante esses 10 dias. “Vamos receber atletas do mundo inteiro para cruzar esse pequeno município do tamanho da Holanda”, comparou.

 

Também presente na cerimônia de lançamento, o presidente da Câmara de Vereadores, Tadeu Vieira, elogiou a iniciativa e lembrou do Pantanal Extremo, promovido pela Prefeitura e que traz para a cidade atletas de ponta de todo o País. “Graças a esses eventos, temos muitos corumbaenses conhecendo o Pantanal, além de ser um ganho muito grande para o nosso turismo e nossa economia”.

 

Mundial

 

O AR World Series reúne em varias competições os melhores atletas de endurance do mundo em eventos classificatórios ao redor do globo. As duas melhores equipes de cada uma dessas competições, ganham uma posição cobiçada na linha de largada do auge anual do esporte, o Campeonato Mundial de Corrida de Aventura.

 

O Campeonato Mundial de Corrida de Aventura definiu o esporte de corrida de aventura e coroou as melhores equipes de corrida de aventura do mundo desde 2001. A cada ano um evento Qualifier é escolhido para sediar o campeonato. Esse ano é a vez do Brasil e a competição vai acontecer no Pantanal, centro-oeste Brasileiro.