Corumbá vacina crianças dos centros de educação infantil contra paralisia

Equipes de vacinadores da Secretaria de Saúde da Prefeitura reforçam a partir desta sexta-feira, 28, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, imunizando crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, que frequentam os centros de educação infantil mantidos pela Secretaria de Educação.

 

Os trabalhos começam pelo Centro de Educação Infantil Catarina Anastácio, ligado ao Caic Padre Ernesto Sassida, localizado no Bairro Dom Bosco. A vacinação acontece hoje, no período das 13 às 17 horas, e o cronograma prevê atender todas as unidades até o dia 02 de setembro, próxima quarta-feira.

 

O cronograma foi divulgado na quinta-feira, 27, e é importante que as mães encaminhem as cadernetas de vacinação das crianças que ainda não receberam a dose da vacina, também para colocar em dias as outras vacinas que estiverem em atraso, as quais poderão ser aplicadas na hora ou agendadas para outra data, mantendo o esquema vacinal da criança atualizado. Nesta campanha estão sendo disponibilizadas doses contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras.

 

Na segunda-feira, 31, a vacinação nos centros de educação infantil começa logo cedo. Das 07 às 09 horas, recebem as doses as crianças do CEI Inocência Cambará, localizada no Bairro Maria Leite; das 09 às 11, a imunização será na Maria Candelária Pereira Leite, ligada à escola Fernando De Barros, no Centro América; das 13 às 15, na Ana Gonçalves do Nascimento, no Cristo Redentor, e das 15 às 17 horas, na Eunice Ajala, no Vitória Régia.

 

No dia 1º de setembro, a imunização começa pelo CEI Rosa Josetti, no Generoso, das 07 às 09 horas; Valódia Serra, ligado à escola Tilma Fernandes, na Cervejaria, das 09 às 11 horas; Hélia Reis, na Nova Corumbá, das 13 às 15 horas, e Laida Menacho, ligado à escola Almirante Tamandaré, no Cravo Vermelho, das 15 às 17 horas.

 

Já no dia 02 de setembro, o primeiro centro atendido será Maria Benvinda Rabello, no Jardim dos Estados, das 07 às 09 horas; Serv-Carmo, ligado à escola Djalma de Sampaio, no Aeroporto, das 09 às 11 horas; Izabel Correa, na Popular Nova, das 13 às 15 horas, e no Centro de Educação Infantil Estrelinha Verde, no centro da cidade, das 15 às 17 horas.

 

Paralelo à imunização a Prefeitura está intensificando também a campanha nas unidades de saúde para atingir a meta que é vacinar 95% do público alvo estimado de 8.255 crianças.

 

As doses podem ser encontradas nas Unidades de Saúde da Popular Velha, na Popular Velha; Fernando Moutinho, no Cristo Redentor; Kadwéus, no Guanã; Dr. Humberto Pereira, no Nossa Senhora de Fátima; Paulo Maissato, na Nova Corumbá; e no Centro de Saúde da Ladeira, no centro da cidade, que funciona com duas salas.

 

A campanha não tem perspectiva de prorrogação, portanto é essencial que pais e responsáveis levem as crianças oos postos de vacinação até a próxima segunda-feira, dia 31 de agosto.

 

O objetivo da campanha é manter o país livre da pólio, uma vez que o último caso da doença foi registrado em 1989. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem. Entretanto, como alguns países da África e Ásia ainda apresentam casos da doença, é essencial manter a população vacinada, para garantir que a paralisia permaneça erradicada no Brasil.