Corumbá recebe mais uma formação do Instituto Esporte & Educação

A escola Municipal Almirante Tamandaré recebeu, na manhã de hoje, 05, o terceiro módulo 2015 do projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública. Idealizado pelo Instituto Esporte & Educação, em parceria com a Fundação Ana Moser e patrocínio da Vale, o projeto contou com a participação de 20 profissionais de educação física da Reme.

 

Ao todo, 60 profissionais, incluindo professores e gestores, participam desse módulo, que vem com a missão de formar os profissionais na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens com a atividade dentro e fora da escola.

 

“Nossa proposta é aprimorar o trabalho que esses profissionais já exercem com os alunos dentro da escola”, explicou Alice Torre, especialista em Responsabilidade Social da Fundação Vale, lembrando que a atividade conta com cinco módulos.” Para essa capacitação, envolveremos mais gestores, com objetivo de alcançarmos toda a rede no trabalho proposto”, destacou.

 

De acordo com Cibele Borges, coordenadora pedagógica do Instituto Esporte & Educação, serão aplicadas metodologias de Esporte Educacional em diferentes contextos. “Realizaremos uma avaliação de sequências didáticas”, “planejamento de eventos” e “confecção de materiais para o ensino do esporte educacional”, enfatizou.

 

“Neste módulo, vamos repensar a prática pedagógica do professor, além de apoiar e fortalecer as políticas públicas já desenvolvidas na região”, disse, lembrando que a cidade de Corumbá, por ter uma característica forte com esportes de aventura, serão  desenvolvidas maneiras de trabalhar e explorar a atividade com os alunos.

 

Resultado

 

O professor Fábio de Oliveira Silva, da escola Municipal Rural Integral Eutrópia Gomes Pedroso, já aponta os resultados. “Eu tenho aprendido a trabalhar, de maneira criativa, os recursos que eu tenho, readaptando-os para a escola”, conta, identificando que a formação desperta no jovem um espírito de liderança.

O Instituto

 

O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 2,6 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores.

 

Dentre os parceiros privados do IEE estão Itaú, Petrobras, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Vale, Novelis, Roche, Fábrica de Cidadania/Ache, BTG Pactual, Cielo, Estácio, Monsanto, Ticket, Correcta, CSN, Comgas, EBrasil, Nike, Santa Helena Alimentos, Eaton, Genzyme, Chevron e Munksjo.