FEGASA divulga time de chefs que integram quarta edição do evento

Entre os dias 21 e 23 de agosto, Corumbá realiza mais uma edição do Festival Gastronômico das Américas (FEGASA). Serão três dias de intensa movimentação na sede do Sindicato Rural com a apresentação e degustação dos sabores e técnicas da cozinha regional sul mato-grossense e pantaneira, peruana, japonesa e contemporânea.

 

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, em parceria com órgãos públicos municipais, o Conselho Municipal de Turismo, o Sindicato Rural de Corumbá e o SEBRAE Pantanal.

 

Esta, que será a quarta edição do FEGASA, terá a presença os vencedores do Prêmio Dolmã 2015, o Oscar da Gastronomia Brasileira e especialista em culinária regional e da gastronomia de algumas regiões do Brasil.

 

A programação será desenvolvido na sede do Sindicato Rural de Corumbá, localizada na avenida General Rondon, entre as ruas Frei Mariano e XV de Novembro, área central da cidade.

 

Os participantes

 

Pela primeira vez no FEGASA, o vencedor do Prêmio Dólmã 2015 na categoria melhor Chef Nacional, Paulo Coelho Machado Neto estará em Corumbá. Paulo é um cozinheiro do seu tempo, dedicado à pesquisa, viaja para conhecer novos sabores e tem por vocação trazê-los a conhecimento dos participantes de suas aulas. Fundador do Instituto Paulo Machado que busca ampliar o conceito da alimentação como manifestação cultural, em especial os sabores do Pantanal de Mato Grosso do Sul.

 

A chef Vera Chaves, vencedora do Prêmio Dólmã 2015 categoria melhor chef regional, é docente e proprietária do Espaço Vera Chaves Gastronomia onde como personal chef na cidade de Campo Grande – Mato Grosso do Sul.

 

Também integrarão o time do FEGASA o Jimmy Ogro, o americano/carioca e cozinheiro de quase dois metros de altura que nos prova a cada participação no Programa Mais Você que é possível sim, cozinhar em qualquer lugar.

 

De São Paulo, pela segunda vez no FEGASA, estará à confeiteira Vanessa Taba com releituras de famosos quitutes criados especialmente com a matéria-prima local, como o cupcake pantaneiro entre outros.  A chef “Doceira” Vanessa Taba é formada em gastronomia e especializada em confeitaria. Sua principal área de atuação é no desenvolvimento e a releitura de receitas de culinária doce, a partir de preparações que misturam, algumas vezes ingredientes inusitados, e cultura de diversas regiões brasileiras.

 

Confirma também a presença do chef e empresário de sucesso sul mato-grossense, Marcilio Galeano, consultor em Gastronomia, que participou do quadro Super Chef 2011 no Programa Mais Você. Atuou como chef executivo do Maracutaia Boteco e do Restaurante Las 4 Vacas, ambos em Campo Grande, e é o idealizador da ACP/MS – Associação de Cozinheiros do Pantanal de Mato Grosso do Sul.

 

O time de jovens talentos é reforçado com chef Edu Rejala, de raízes corumbaenses que é sócio-proprietário e chef do Restaurante Madame Japô, especializado em comida japonesa, além do Restaurante Imakay, onde trabalha a fusão da comida peruana e japonesa. Ambos empreendimentos estão localizados na cidade de Campo Grande.

 

Gustavo Helney também compõe o grupo do IV FEGASA. Ele é proprietário e chef de cozinha do Restaurante CIA Gourmet, localizado no Bahama Apart Hotel, em Campo Grande, e consultor gastronômico do Restaurante Navarro. Foi o responsável pelo cardápio da Seleção Brasileira de Futebol na passagem por Mato Grosso do Sul nas eliminatórias da Copa do Mundo da África.

 

O somellier Ivan Alves, nome que integra a programação desta edição do Festival, é o atual gestor da adega do Restaurante Imakay e foi o consultor dos Restaurantes Território do Vinho, Las 4 Vacas, Temakeria e Maracutaia, na cidade de Campo Grande.