Redes sociais ampliam a comunicação do turismo na região de Corumbá

A força virtual das redes sociais tem sido uma ferramenta importante para massificar ainda mais o turismo na maior cidade pantaneira. Para se ter uma ideia, a criação da marca ‘Corumbá Incrível’ estimulada pela campanha idealizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, vem ganhando evidência e já alcançou no facebook, um total de 5.000 fãs em 60 dias. A página é mais um canal de comunicação virtual onde pretende-se fomentar que os brasileiros viagem cada vez mais para o destino turístico Corumbá.

 

“A internet sido apoio fundamental em campanhas de marketing do turismo de Corumbá. De acordo com a diretora-presidente da FUNDTUR/Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, a internet tem sido importante nas campanhas de marketing do turismo corumbaense, facilitando a organização da viagem e enriquecendo a experiência do viajante. “A rede permite aproveitar melhor aquilo que o destino pode oferecer”, explica.

 

Conforme a diretora, a presença nas redes tem por objetivo fortalecer a imagem do turismo local; valorizar Corumbá, seus produtos e atrativos turísticos; aproximar-se de diversos públicos; ampliar o conhecimento do local, dos clientes e formadores de opinião; reforçar a inovação do setor e aproximar-se de influenciadores digitais e formadores de opinião.

 

Neste sentido, o município destaca a participação da população pantaneira. O corumbaense vem sendo um importante agente multiplicador do turismo local, curtindo e compartilhando as informações. Também tem participado ativamente com o envio de imagens para o banco coletivo do facebook e instagram.

 

Para a diretora da FUNDTUR/Pantanal, as redes sociais estão se tornando uma grande ferramenta de promoção do turismo de Corumbá, essencial para divulgar e fomentar o setor pelo país. “As pessoas estão viajando mais e as redes sociais têm um papel fundamental em tudo isso, em muitos casos, são nessas redes, a partir do compartilhamento de fotos de destinos, que o turista tem a primeira inspiração para viajar”, pontua a diretora-presidente.

 

O acesso à internet pela rede móvel intensifica as interações on-line, de modo que hoje, o viajante, o agente de viagem e os demais profissionais do setor, incluem imagens nas redes sociais, elogiam e sugerem uma publicação em tempo real. Segundo um estudo do Ministério do Turismo, a rede é a principal fonte de informação para organizar a viagem para 37% dos estrangeiros que visitam o país. Há cinco anos, no entanto, os guias impressos e as indicações de parentes e amigos se colocavam à frente da internet.

 

Além da marca criada em abril deste ano do sistema turístico – ‘Corumbá Incrível’ – já em processo de adesão pelo empresariado local, até o final de julho entrará no ar o site promocional de Corumbá, que incluirá também, a agenda de programações culturais da cidade. A FUNDTUR/Pantanal tem recebido imagens colaborativas pelo Instagram@corumbaincrivel com uso de hashtags #corumbaincrivel #partiucorumba #visitcorumba e #pantanaldecorumba.

 

Vídeo Promocional Corumbá Incrível

 

Ainda dentro dessa proposta, a FUNDTUR/Pantanal lançou no final de abril, o vídeo promocional que já atingiu mais de 6 mil compartilhamentos. Com duração de pouco mais de 3 minutos e meio, o vídeo está disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol) no www.youtube.com e também pode ser acessado pela página oficial do Turismo de Corumbá no https://www.facebook.com/corumbaincrivel?ref=aymt_homepage_panel

 

Divulgação

 

Como parte das estratégias municipais, o programa Press Trip Corumbá Incrível (recepção de jornalistas especializados em turismo) iniciado este mês, já dedica divulgação para o sistema turístico local resultando em matéria produzida e divulgada inclusive no facebook do Ministério do Turismo em 15 de junho. Cumprindo a agenda programada, a Fundação de Turismo recepcionou nos últimos dias mais dois veículos de mídia especializados em viagens de, a Revista Qual Viagem e o Blog Viaje na Viagem.