Produtor tem até dia 30 para liquidar dívida do Pronaf com 80% de desconto

O pequeno produtor rural tem até o dia 30 de junho para liquidar dívidas das operações de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com 80% de desconto. É o que informa o secretário de Produção Rural da Prefeitura de Corumbá, Pedro Lacerda, que está fazendo um chamamento a todas as pessoas que se encontram nesta situação, dos Grupos “A” e “A/C”, “para aproveitar esta oportunidade concedida pelo Banco Central do Brasil”.

 

Lacerda lembra que o desconto foi concedido pela Resolução 4.297, de 30 de dezembro de 2013, e que o prazo seria até 2014, mas foi estendido e vai até o final deste mês.

 

Na segunda-feira, 01 de junho, Lacerda recebeu um ofício da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso do Sul (DFDA/MS), informando o número de contratos e o valor contratado por cada Estado, que estão beneficiados pela Resolução que autorizou a concessão de rebate para liquidação das operações de crédito rural de custeio e investimento contratados até 31 de dezembro de 2010 ao amparo dos Grupo “A” e “A/C” do Pronaf, que estiverem em situação de inadimplência em 30 de dezembro de 2013.

 

“Na nossa região, a grande maioria dos pequenos produtores está nesta situação e deve aproveitar a oportunidade”, informou Lacerda que já orientou sua equipe para entrar em contato com os produtores e informar sobre o benefício.

 

Para ser beneficiado, o produtor deve procurar uma agência do banco do Brasil onde será feita a apuração do saldo devedor, que deve ser recalculado com encargos financeiros de normalidade até a data da liquidação, sem a incidência do bônus de adimplência contratual, sem o cômputo de multa, mora ou quaisquer outros encargos por inadimplemento ou honorários advocatícios.