Prefeitura promove o “Bulixo Cultural” na sexta, no SESC Corumbá

A Prefeitura Municipal, através da Fundação de Cultura, em parceria com o SESC Corumbá, realizará nesta sexta-feira, 05, o evento “Bulixo Cultural”. A proposta parte do objetivo de incentivar e fortalecer a produção artesanal no Município, fomentando mais elementos da economia criativa e da diversidade cultural local.

 

De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon, o termo ‘bulixo’ em sua definição é um pequeno comércio, meio bar, meio mercearia, onde sua principal característica é a variedade de produtos à disposição das pessoas, o que justifica o termo para nominar o evento.

 

“No local os corumbaenses encontrarão um pouco do nosso artesanato, da nossa culinária, e também de música, das artes plásticas, da poesia, além de toda e qualquer manifestação artístico-cultural que tenha a possibilidade de ser inserida neste bulixo”, explicou.

 

O evento terá uma vertente pantaneira, onde serão explorados diferentes itens representativos dessa região. No ‘bulixo’ os visitantes poderão encontrar de tudo um pouco, como apetrechos para o trabalho no Pantanal (rédeas, laços, arreios, pelego), diferentes tipos de artesanato (em couro, madeira, fibras, argila entre outros), itens da nossa gastronomia, como o mel e o queijo, além de alguns produtos produzidos na agricultura familiar de nosso município, como os doces caseiros.

 

Ainda segundo Márcia, nesta primeira edição já são mais de 15 produtores com participação confirmada e “este espaço cultural busca se transformar em um produto diferenciado, que leve o público a prestigiar o Porto Geral”, concluiu.

 

O Bulixo será realizado no pátio de entrada do SESC Corumbá, localizado no Porto Geral, das 17h às 20h.