Guarda se capacita para ampliar utilização de cães na rotina de trabalho

No mês passado, o guarda municipal Brites Magalhães da Silva participou do curso de intervenções táticas com a utilização de cães, realizado em Rio Claro, São Paulo. Durante o treinamento, foram abordadas técnicas de utilização dos animais na rotina de trabalho dos agentes.

 

“Foi um evento bastante proveitoso, onde aprendemos diferentes estratégias que favorecem o guarda e o próprio animal”, afirmou Brites. Atualmente, a Guarda Municipal de Corumbá conta com seis cães em seu canil. Os oito agentes que trabalham com os cães foram capacitados pela Prefeitura.

 

“É uma exigência do Comando que só os guardas qualificados utilizem os animais. É uma forma de garantir que os animais sejam bem tratados e que o trabalho seja bem executado. Por isso estamos constantemente qualificando a corporação, não só com relação ao canil, mas também em outras ações”, afirmou o comandante da GM, coronel Ubiratan Oliveira Bueno.

 

O evento foi organizado pela Guarda Civil Municipal de Rio Claro. O curso foi dividido entre aulas teóricas e práticas, desenvolvidas na Florestal Estadual, no antigo prédio da Unesp no bairro Alto do Santana e na antiga sede do Instituto Nosso Lar. O curso aconteceu nos dias 16 e 17 de maio.