Com total apoio da Prefeitura, futebol amador cresce em Corumbá

Com total apoio da Prefeitura, em parceria com a Liga de Esportes de Corumbá (LEC), o Campeonato Municipal de Futebol Amador Popular 2015 está movimentando as cinco regiões da cidade. São quase 50 equipes de futebol que disputando as regionais do Bairro Dom Bosco, Universitário, Jardim dos Estados, Cravo Vermelho e Paiolzinho (Zona Rural). Aproximadamente 1.500 atletas movimentam os campos de futebol nos finais de semana.

 

Todo o planejamento da competição é feito pela Fundação de Esportes de Corumbá (Funecc), com apoio da Liga de Esportes de Corumbá. São discutidas as fórmulas das disputas com os times e as lideranças comunitárias em cada localidade. Os regulamentos, tabelas, escalas de arbitragem, julgamentos disciplinares também são realizados pela parceria estabelecida.

 

Os responsáveis por cada região recebem os kits esportivos, compostos de rede, bola oficial e inflador. Também semanalmente recebem cal para a marcação dos campos de futebol. A manutenção dos campos também é realizada por uma equipe da Funec, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, para que estejam com a grama aparada e em condições de receber as partidas.

 

Toda a premiação, incluindo as taças, medalhas, troféu de artilheiro, melhor goleiro e uma premiação em dinheiro para os campeões e vices de cada regional, também são oferecidos pela Prefeitura. Todas as equipes envolvidas no Campeonato também recebem uma bola oficial para a disputada das competições. Ao final, os times que se destacaram nas regiões disputam a Copa dos Campeões.  A Prefeitura Municipal também arca com 30% da taxa de arbitragem. 

 

“Estamos investindo para que o futebol amador de Corumbá seja forte e competitivo como foi no passado. A cidade sempre foi um celeiro de bons jogadores e estamos buscando retomar essa tradição, seguindo a determinação do prefeito Paulo Duarte”, afirmou o diretor-presidente da Fundação de Esportes, Elvécio Zequetto.

 

Para o Presidente da Liga de Esportes de Corumbá, Cecílio Airton da Silva, “é preciso incentivar a prática do futebol nos bairros de nossa cidade para que possam surgir revelações. Isso fortalece o futebol amador da 1ª divisão, que é disputado no Estádio Arthur Marinho no segundo semestre por 12 equipes tradicionais e também para que essas revelações possam estar disputando uma vaga no time do Corumbaense, seja no sub 19 ou no profissional”.

 

Além dos campeonatos vinculados ao projeto, a Prefeitura de Corumbá apoia vários campeonatos amadores pela cidade. É o caso dos Campeonatos da Nova Corumbá, Cristo Redentor, Praça São Paulo, Guatós e Primavera, que também são realizados em nossa cidade.

 

Além de estimular o surgimento de novos atletas, o Campeonato Municipal tem como principal objetivo fomentar a prática esportiva e melhorar a qualidade de vida nos bairros. “Consta ainda do Projeto do futebol amador de 2015 a realização do futebol de base, o futebol feminino e da categoria master, previstos para o segundo semestre”, completou Zequetto.