Atendentes dos Centros de Educação Infantil são capacitadas pela Prefeitura

A Prefeitura de Corumbá concluiu nesta terça-feira, 23, a primeira fase da capacitação das 50 agentes de apoio escolar que vão atuar nos Centros de Educação Infantil (CEI) do Município. A qualificação teve 12 horas/aula, onde foram abordados diversos temas relacionados ao ensino, cuidado e socialização de crianças entre 0 e 3 anos.

 

Agora as atendentes passarão por mais uma etapa de aprendizagem, desta vez nos próprios locais onde irão atuar a partir desta quarta-feira. Lá elas vão conhecer a rotina e as especificidades de cada unidade. “Faz parte da política deste Governo valorizar o profissional que está em nossas salas de aulas”, afirmou a secretária de Educação, Roseane Limoeiro.

 

“Temos um cuidado muito especial com a Educação em nossa cidade, principalmente com as séries iniciais”, destacou o prefeito Paulo Duarte durante o encerramento da qualificação profissional, realizada no auditório da Prefeitura. “Todos os nossos CEIs já foram climatizados pelo programa Bons Ventos”, observou, lembrando que m breve todas as salas de aula da Reme também estarão com aparelhos de ar condicionado.

 

“Isso faz muita diferença para uma cidade quente como a nossa. Dá mais condições para quem ensina e para quem aprende. Seremos uma das poucas cidades do País com 100% de suas escolas municipais climatizadas”, completou Duarte, que ressaltou ainda a importância da contratação das profissionais para a função de agentes de apoio escolar.

 

“A geração de emprego e renda é uma outra questão que tratamos sempre com muito atenção. Vocês passaram por um processo de seleção bastante concorrido e, se estão aqui, é porque são aptas para exercer essa função. Então sejam muito bem vindas e saibam que temos um carinho muito especial pelo trabalho que realizarão”, concluiu.

 

As 50 profissionais selecionadas vão prestar cuidados diretos às crianças, auxiliando-as em sua higiene pessoal, em sua movimentação e atividades e na alimentação, para proporcionar-lhes conforto e bem-estar, além de executar atividades de apoio como: arrumar e manter a ordem e limpeza do ambiente de trabalho.

 

As agentes também vão executar atividades extra classe e atividades recreativas; acompanhar utilização dos materiais pedagógicos e zelar pela sua guarda, com a participação da criança; estimular o desenvolvimento da criança, respeitando seus valores, sua individualidade e sua faixa etária sob orientação do docente responsável.

 

Manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade também são incumbências dos servidores contratados.