Prefeito prevê entregar revitalização do Morro do Cruzeiro no 2º semestre

O prefeito Paulo Duarte visitou as obras de revitalização do Morro do Cruzeiro na tarde da quinta-feira, 29, e planeja fazer a entrega desse renovado ponto turístico durante as comemorações do aniversário de Corumbá que, em setembro, completa 237 anos. Os serviços foram iniciados em abril e deverão estar concluídos em agosto, conforme cronograma estabelecido pelo Município.

 

As obras de urbanização e revitalização no Morro do Cruzeiro atendem um projeto elaborado pela Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico (Fuphan), e estão sendo executadas pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos da Prefeitura.

 

O pefeito, que estava acompanhado do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Gerson da Costa Melo, lembrou que o projeto faz parte de uma parceria com a mineradora Vale, que aportou recursos da ordem de R$ 300 mil, e o Município entrou com R$ 42.312,31, de contrapartida.

 

Os recursos estão sendo aplicados na construção de uma guarita, inclusive com banheiro, e portão na entrada do morro; construção de cisterna que será responsável pelo armazenamento de água e bombeamento para uma antiga cisterna existente, que está sendo reformada, resolvendo assim um grande problema de falta de água naquele espaço; recuperação das instalações hidráulica e elétrica; pintura geral do prédio existente, inclusive com reforma dos banheiros e da copa.

 

Está sendo executado também o calçamento da base da estátua do Cristo Rei com ladrilho hidráulico; pintura da estátua do Cristo Rei que conta com 12 metros de altura; recuperação da capela existente aos pés do Cristo; implantação de estacionamento para visitantes; instalação de bicicletário ao lado da guarita; serviços de drenagem da ladeira com implantação de grelha de ferro e tampa de concreto para as caixas.

 

Após a conclusão de todos os serviços, a Prefeitura vai instalar duas lunetas no alto do morro para que o turista possa contemplar a cidade e o Pantanal. Além disso, estão previstas placas com informações turísticas; guarda corpo em tubo de aço galvanizado na escadaria de acesso ao Cristo, além de completa urbanização paisagística do local e limpeza geral do espaço.

 

A urbanização e revitalização do Morro do Cruzeiro fazem parte de uma proposta da Prefeitura visando promover a manutenção e reurbanização do espaço considerado um dos principais pontos turísticos da cidade, e que necessitava de intervenções visando maior segurança e estrutura adequada para visitações.  

 

“Aqui será um dos principais pontos turísticos do Estado”, informou Duarte. Além da visão privilegiada de toda a cidade e do Pantanal, o Morro do Cruzeiro se destaca também pela estátua do Cristo Rei de Pantanal, de cimento e com 12 metros de altura, e das 72 imagens também de cimento, que integram as 14 estações da Via Sacra, todas construídas pela artista plástica Izulina Xavier.