Corumbá participa do Dia do Desafio e enfrenta Cienfuegos, em Cuba

Pela primeira vez em mais de duas décadas, Corumbá vai participar do Dia do Desafio. A ficha de inscrição foi assinada pelo prefeito Paulo Duarte. De acordo com as regras do evento, a participação só é concretizada com a anuência do prefeito.

 

O Dia do Desafio acontece na última quarta-feira do mês de maio e está é a 21º edição do evento, que tem uma participação de 22 países e 3.091 cidades. Os municípios vão competir entre si, de acordo com o critério do número oficial de habitantes. Dessa forma, elas são divididas em 7 categorias:

 

Categoria 1 cidades com até 9.999 habitantes, categoria 2 cidades de 10.000 a 19.999 habitantes, categoria 3 cidades de 20.000 a 49.999 habitantes, categoria 4 cidades de 50.000 a 99.999 habitantes, categoria 5 cidades de 100.000 a 249.999 habitantes, categoria 6 cidades de 250.000 a 999.999 habitantes e categoria 7 cidades acima de 1.000.000 habitantes.

 

De acordo Thayná Cambará, gerente do Sesc – Corumbá, a cidade, segundo dados do IBGE, possui 103.703 habitantes e por isso se encaixa na categoria 5 junto com e outras cidades que tem o mesmo índice populacional.

 

“O sorteio foi feito no Sesc São Paulo, que é o coordenador geral do evento e Corumbá irá competir com a cidade de Cienfuegos, que fica em Cuba. Ambas as cidades tem como meta atingir 25% da população se movimentando ou fazendo exercícios por 15 minutos das 0h às 21h do dia 27 de maio”, explicou Thayná.

 

Diretor-presidente da Fundação de Esporte de Corumbá (Funec), Elvécio Zequetto afirmou que a meta da cidade é atingir 28 mil pessoas se movimentando. “Por isso precisamos da ajuda de toda a população e das empresas locais para que elas se movimentem, façam um alongamento por 15 minutos, tirem fotos e nos mandem com o número de pessoas e de onde são. Isso até às 21 horas, para que possamos mandar para o Sesc São Paulo”, explicou

 

O prefeito Paulo Duarte lembrou que a proposta do Dia Desafio é estimular a prática regular de exercícios e hábitos de vida saudáveis, e “que o município já realiza ações para que a população se movimente, já que hoje temos 50 mil pessoas com excesso de peso e 19 mil consideradas gordinhas, por isso nada melhor do que entrar nessa competição e provarmos que podemos nos movimentar”.

 

Ainda segundo o prefeito de Corumbá, como não há idade limite, o objetivo é incluir toda a população. “Pretendemos movimentar a cidade desde as crianças até o pessoal da terceira idade e, com isso, vamos montar uma sede com atividades para aqueles que quiserem ir ao local e participar”.

 

Em Mato Grosso do Sul, Campo Grande enfrenta Tacna, no Peru; Dourados estará no páreo com Quetzaltenango, na Guatemala; Três Lagoas terá que superar a cidade de Colombo, no Paraná; Ribas do Rio Pardo terá que superar a adesão da cidade de Sarchi Norte, na Costa Rica e Corumbá se movimentará contra Cienfuegos, em Cuba.

 

Para aqueles que quiserem enviar a sua foto, de preferência mais de uma, pode encaminhar para o e-mail diadodesafiocorumba@gmail.com No final do texto vocês encontram um link com uma Tag que podem ser impressas para tornar a sua foto mais bacana.

 

Dia do Desafio

 

O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades.

 

Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA ? The Association For International Sport for All – conta com o apoio da ISCA ? International Sport and Culture Association ? e da UNESCO e trata-se de uma realização das Prefeituras Municipais.

 

É um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

 

Em 2015, o Dia do Desafio acontecerá em sua 21ª edição e, desde 2013 tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país, até o ano de 2016.