Cadastro e atualização de dados de festeiros de São João são prorrogados

Foi prorrogado até a próxima terça-feira, 02 de junho, o período de cadastro e atualização de dados dos festeiros de São João de Corumbá que foi aberto nesta segunda-feira, 25 de maio, na sede da Fundação de Cultura de Corumbá, localizada na Praça da República, n° 119, Centro.

 

As informações, que ajudam a registrar a presença dos festejos juninos tradicionais em Corumbá, também servem para promover a organização e certificação das pessoas que realizam uma das mais expressivas festas populares da cidade.

 

O cadastro e a atualização de dados estão sendo realizados em dois períodos: manhã, das 8h às 11h; e tarde, das 14h as 17h. Para ambos os processos (cadastrou ou atualização de dados) é necessário apresentar: Cópia do RG; Cópia do CPF; Comprovante de residência; Cópia do Certificado de Agente Municipal de Cultura, expedido no ano de 2013 ou 2014, ou declaração expedida pela Fundação de Cultura de Corumbá, informando que realiza o festejo, estando devidamente cadastrado há mais de 05 anos; além de um breve relato do histórico das festividades realizadas nos anos anteriores, constando quantas famílias atingem, qual é o valor investido, além de documentos (fotos, filmagens, parte de trabalhos acadêmicos de pesquisa) que comprovem a realização dos festejos em anos anteriores.

 

Desde 2013, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura, reconhece os festeiros como Agentes de Preservação Cultural do Município mediante certificação que toma como base as informações fornecidas durante o processo de cadastramento e visitas às residências informadas.

 

No edital, publicado na edição do Diário Oficial de Corumbá da última sexta-feira, 22 de maio, foram elencadas as condições que permitem a emissão do certificado de Agente de Preservação Cultural do Município de Corumbá. Dentre elas: a comprovada residência do festeiro no município de Corumbá e a participação sucessiva entre os anos de 2012 a 2014 das festividades do Banho de São João, que compreende a descida do andor no dia 23 de junho de 2014, no trecho do início da Ladeira Cunha e Cruz em direção à praia do Porto Geral e a “lavagem” do andor com retorno até a parte alta da ladeira Cunha e Cruz.

 

Atualmente, a Fundação de Cultura de Corumbá possui em seu cadastro cerca de cem registros de festeiros de São João.  Para mais detalhes e esclarecimentos sobre o teor do edital, o telefone disponível é (67) 3231-5757.