Técnicas de Ministério visitam instituições e produtores que integram o PAA

A coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Mariângela Davis, esteve em Corumbá nesta semana para acompanhar a preparação do trabalho no município. Na quarta-feira, ela e a técnica Aline Martins, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), se reuniram com a equipe da Secretaria Municipal de Produção Rural, responsável pela execução do programa no município.

 

“A reativação do PAA, que foi interrompida em Corumbá no ano de 2012, foi uma determinação do prefeito Paulo Duarte ainda na época da campanha eleitoral. No ano passado, após um levantamento minucioso feito pelos nossos técnicos, retomamos a execução do programa e beneficiamos mais 21 mil pessoas em toda a cidade”, afirmou o secretário municipal de Produção Rural, Pedro Lacerda.

 

“Neste ano, fizemos novamente o cadastramento dos produtores, fomos em cada sítio para acompanhar a produção e convidá-los a participar novamente da ação”, complementou o secretário. De acordo com o gestor do PAA em Corumbá, Gilberto Santos, a expectativa neste ano é incluir até 150 pequenos produtores da região no programa federal.

 

“Estamos trabalhando com o limite financeiro de R$ 714 mil para compra de produtos de cada cadastrado”, explicou. Os alimentos serão repassados para as escolas e entidades assistenciais do Município. Ao todo, são 45 instituições aptas a receber a doação dos alimentos.

 

Na quinta-feira, as técnicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, responsável pela execução do PAA, visitaram os assentamentos São Gabriel e Urucum. Nesta sexta-feira pela manhã, elas conheceram o Moinho Cultural, um dos programas beneficiados pelo PAA.

 

De acordo com a coordenadora nacional do PAA, só Corumbá e Campo Grande aderiram ao programa em todo o Mato Grosso do Sul. “Por isso é importante que ele seja bem executado aqui, para servir de parâmetro e exemplo para os demais municípios que assinarem o termo de adesão futuramente”, avaliou Mariângela.

 

2014

 

Em 2014, a Prefeitura alcançou a marca de 184.582 quilos de alimentos comprados diretamente do pequeno produtor rural, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos. A produção foi distribuída a 54 instituições assistenciais da cidade, beneficiando um total de 21.816 pessoas.

 

No ano passado, o limite orçamentário do município foi de R$ 248.566,55 no período. O PAA permitiu atender pequenos produtores de sete assentamentos rurais da região, Mato Grande, Urucum, Tamarineiro, Taquaral, Tamarineiro II, Paiolzinho e São Gabriel, além de uma comunidade tradicional da Colônia Cedro, que receberam ainda assistência técnica e vistorias.

 

O programa foi retomado em abril e o ano de 2014 encerrado no dia 11 de novembro. Teve 159 produtores rurais inscritos. A aquisição dos alimentos ocorreu durante três dias da semana, terças, quartas e quintas-feiras. A entrega foi sempre das 07 horas às 10h30, e a distribuição das 10h30 às 11h30, dando preferência para as hortaliças – alface, rúcula, almeirão e outras, e das 13h30 às 17 horas, no período vespertino.