Raiva animal será discutida na tarde desta quarta, durante reunião técnica

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta quarta-feira, 08, uma reunião técnica de orientação a todos os servidores municipais no sentido de esclarecer e desenvolver um trabalho preventivo contra a raiva animal. O encontro será no auditório da Casa dos Conselhos, às 14 horas.

 

O encontro técnico com os servidores da prefeitura tem o objetivo de mobilizar as secretarias, fundações e autarquias, para a organização de ações integradas, no combate aos casos de raiva no Município.

 

Como sabe, o Município de Corumbá apresenta uma situação de surto de raiva animal, com seis casos caninos e 01 bovino confirmados nos últimos dias. Além disso, um caso foi confirmado em Roboré, na Bolívia, e um em Ladário.

 

A raiva é uma antropozoonoses e pode ser transmitida em seres humanos pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente através de mordedura e lambedura. Caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda, apresentando letalidade de, aproximadamente, 100% .

 

A Secretaria de Saúde tem intensificado as ações de vacinação em cães e gatos desde o dia 28 de março. Está reforçando a campanha até chegar a 100% dos animais imunizados. Além da vacina, já realizou bloqueio nas regiões onde foram confirmados casos.