Prefeitura inicia 2ª etapa da climatização e atende mais 8,1 mil alunos da Reme

As escolas municipais Caic Padre Ernesto Sassida e Djalma de Sampaio Brasil, e os Centros de Educação Infantil Catarina Anastácio e Serv-Carmo, são as próximas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino que terão suas salas de aula climatizadas pela Prefeitura de Corumbá, por meio do Projeto Bons Ventos, coordenado pela Secretaria de Educação.

 

Os trabalhos nas instalações elétricas já foram iniciados pela Prefeitura e os quatro estabelecimentos integram o cronograma da segunda etapa do projeto lançado pelo prefeito Paulo Duarte no início de sua administração, que vai atender agora, mais 8.102 alunos da Reme. A proposta é levar esta benfeitoria para todas as salas de aula das escolas e centros de educação infantil da Reme até este segundo semestre, não só na zona urbana, mas também na área rural.

 

“Já chegamos a 60% das escolas da Rede Municipal climatizadas. Este número representa 19 estabelecimentos de ensino já contemplados pelo projeto Bons Ventos. Estamos iniciando agora a segunda etapa e pretendemos concluir as 13 unidades, inclusive da zona rural, agora em 2015”, informou o prefeito ao autorizar o início dos serviços em mais duas escolas e dois centros de educação infantil.

 

O projeto está sendo executado com recursos próprios da Prefeitura. Com a climatização dos centros de educação infantil Catarina Anastácio e Serv-Carmo, o Município conclui o projeto nos estabelecimentos que atendem crianças de zero a cinco anos.

 

O Chefe do Executivo corumbaense lembrou que, hoje, mais da metade das escolas da Reme já conta com o conforto do ar condicionado para “melhorar o aprendizado das nossas crianças e oferecer a qualidade necessária para que os nossos profissionais possam realizar esse aprendizado”, acentuou, se referindo aos professores, também beneficiados com a iniciativa.

 

Esta segunda etapa vai contemplar também as escolas  José de Souza Damy, Clio Proença, Izabel Corrêa de Oliveira e Barão do Rio Branco, todas na área urbana, bem como as escolas municipais rurais Carlos Cárcano (Assentamento Urucum), Eutrópia Gomes Pedroso (Tamarineiro), Monte Azul (Taquaral), Paiolzinho (Paiolzinho) e Luiz de Albuquerque Melo pereira e Cáceres, no Distrito de Albuquerque.

 

Primeira etapa

 

Somente na primeira etapa a climatização atendeu os centros Estrelinha Verde, Hélia Reis, Valódia Serra, Rosa Josetti, Inocência Cambará, Maria Candelária, Maria Benvinda, Ana Gonçalves do Nascimento e Eunice Ajala Rocha.

 

Além disso, a Prefeitura contemplou também as salas de aula das escolas Tilma Fernandes Veiga, Cássio Leite de Barros, Cyríaco Félix de Toledo, Delcidio do Amaral, Pedro Paulo de Medeiros, Rachid Bardauil, Fernando de Barros, Almirante Tamandaré, Ângela Maria Perez e Luiz Feitosa Rodrigues.

 

Nesta etapa, conforme informações da secretária de Educação, Roseane Limoeiro, o projeto atendeu 7.903 alunos da Rede Municipal. Foram climatizadas 216 salas de aula que, no total, receberam 468 aparelhos de ar condicionado.