Prefeitura comemora o mês do livro com ações de incentivo à leitura

Abril é considerado o mês do livro e, em Corumbá, a Prefeitura preparou uma intensa programação como forma de incentivar a leitura entre as crianças e adolescentes. As atividades começam nesta quarta-feira, 22, com a realização do projeto “Abril Livro”, coordenado pela Fundação de Cultura que, desta forma, estará ofertando atividades literárias, além de buscar a aproximação da população com a Biblioteca Municipal Lobivar Matos e também das outras existentes no município.

 

O projeto recebeu o nome de “Abril Livro” pelo fato de que, durante este mês, são comemoradas datas importantes para a literatura: no dia 02 é o Dia Internacional do Livro Infantil; dia 09, o Dia Nacional da Biblioteca; dia 18, aniversário de Monteiro Lobato e, pela representatividade do autor na literatura infantil, também é comemorado o Dia Nacional da Literatura Infantil; e o Dia Internacional do Livro, celebrado em 23 de abril.

 

Dessa forma, abril vem a ser referência e o momento oportuno para oferecer mais atividades ligadas à literatura, incentivando a população a frequentar assiduamente espaços como a Biblioteca Municipal, e enxergar nela um ambiente de convivência cultural.

 

A programação contará, entre os dias 22 e 24, com a oferta de Oficina de Contação de Histórias e Mediação de Leitura, ministrada pela professora Jusley Maropo, e direcionada para a comunidade interessada, com algumas vagas reservadas para acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia. Serão duas turmas, uma no período matutino (08 às 10 horas) e outra no vespertino (13 às 15 horas), com emissão de certificado para os participantes.

 

Já nos dias 28 e 29 de abril, também nos dois períodos, serão realizadas rodas de contação de história, ‘tour’ na biblioteca, e mediação de leitura, voltadas para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, nos mesmos horários da Oficina. Havendo interesse das escolas em participar da programação, deverá ser feito agendamento com a Fundação de Cultura.

 

As atividades integram as políticas culturais do município que busca criar mecanismos de incentivo a leitura e aproximação das pessoas, cada vez mais, dos livros e dos lugares onde eles estão. Em 2014 foi realizada a 1ª FLIPAN (Feira Literária do Pantanal), onde toda a população e principalmente os alunos da Rede Municipal de Ensino puderam usufruir do prazer da leitura. Iniciativas como o “Abril Livro” devem contribuir para a consolidação de uma comunidade leitora.

 

Serviços – Todas as atividades acontecerão na Biblioteca Municipal Lobivar Matos (Rua Dom Aquino, 1.037) e no Jardim da Independência. Maiores informações com a Fundação de Cultura de Corumbá, pelo telefone 3234-3451.