Ação social convoca população para a prática de atividades físicas

O Dia Mundial da Atividade Física, comemorado na última segunda-feira, foi celebrado hoje no Complexo Poliesportivo. Equipes da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) e do Núcleo de Atenção a Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram uma ação com os integrantes do projeto Corumbá Saudável.

 

Durante toda a manhã foi feita a aferição de glicemia, pressão e do IMC (Índice de Massa Corpórea) dos alunos do programa. O trabalho envolveu profissionais de Educação Física, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem do Município.

 

O principal objetivo da atividade foi estimular a prática de atividades físicas pela população. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), mundialmente, 31% dos adultos com 15 anos ou mais não são suficientemente ativos (homens 28% e mulheres 34%).

 

Aproximadamente 3,2 milhões de mortes todo ano são atribuídas à atividade física insuficiente e o sedentarismo é o quarto maior fator de risco de mortalidade global, responsável por pelo menos 21% dos casos de tumores malignos na mama e no cólon, assim como por 27% dos registros de diabetes e 30% das queixas de doenças cardíacas.

 

As Américas formam uma das regiões mais sedentárias do mundo, em que quase 50% das mulheres e 40% dos homens são insuficientemente ativos. A OMS acredita que, em parte, os níveis atuais de inatividade física são o resultado de uma participação insuficiente em atividades físicas durante o lazer e do crescimento do comportamento sedentário durante atividades ocupacionais e domésticas, além do aumento no uso de modais de transporte “passivos”.

 

O crescimento da urbanização em nível global também resultou em vários fatores ambientais que podem desencorajar as atividades físicas, tais como: violência, tráfego de automóveis intenso, baixa qualidade do ar e poluição, falta de parques, calçadas e aparelhos esportivos e/ou de recreação.