Vacinação contra raiva animal atende bairro da Popular Nova no sábado

Depois da Nova Corumbá, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, leva a campanha de vacinação contra a raiva animal para o Bairro da Popular Nova. Será neste sábado, 28, no período das 07 às 13 horas.

 

É o que informa a chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Walkíria Arruda, reforçando que a vacinação, a exemplo do que ocorreu na Nova Corumbá, será também de casa em casa. A imunização foi marcada tendo em vista o surgimento de um caso suspeito no bairro.

 

No sábado passado, a vacinação aconteceu na Nova Corumbá e o CCZ vacinou 1.193 cães e 221 gatos, totalizando 1.414 animais.

 

Com o surgimento desse caso, o Centro de Zoonoses da Secretaria de Saúde adotou uma série de medidas para conter o avanço da raiva. Além de imunizar de casa em casa e fazer o bloqueio, a Secretaria estabeleceu uma parceria com a Defensoria Pública visando ações conjuntas na cidade.

 

A gerente de Vigilância em Saúde, Viviane Ametlla, informou que o CCZ está intensificando o trabalho de recolhimento dos animais não domiciliados, aqueles que vivem soltos nas ruas. Uma vez recolhido, o proprietário tem o prazo de até três dias para resgatá-lo junto ao CCZ.

 

Nestes casos, os proprietários serão chamados à Defensoria Pública para ouvirem sobre os deveres e a importância da posse responsável dos animais. O trabalho também tem o apoio de ONGs voltadas aos direitos dos animais.

 

A Prefeitura ainda solicita apoio de toda população para manter seus animais dentro de suas casas, evitando que fiquem soltos pelas ruas, sujeitos inclusive ao contágio, diante da circulação viral na cidade. Caso algum animal apresente sintomas da doença, o CCZ deve ser comunicado imediatamente, principalmente em caso de óbito do cão ou gato.