Técnicos de enfermagem participam de Sala de Vacina a partir de segunda

Técnicos de enfermagem participam a partir de segunda-feira, 16, de uma Sala de Vacina promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, com o objetivo de ampliar a rede de imunização nas unidades de saúde existentes no Município.

 

Esta é a segundo etapa do curso que prossegue até o dia 27 de março. A capacitação acontece na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Antônio Maria Coelho, nº 1000, no período das 13h30 às 17 horas.

 

Na primeira etapa foram capacitados 25 enfermeiros da Rede Pública. Segundo a secretária de Saúde Dinaci Ranzi, o curso vai dar celeridade na questão da vacinação nas unidades de saúde.

 

O curso terá uma carga de 40 horas aula, com foco no calendário vacinal de crianças e idosos; como organizar o serviço dentro da rede, e monitoramento do processo de trabalho, visando oferecer um serviço se melhor qualidade para a população.

 

A capacitação está a cargo da Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, sob coordenação das gerências de Vigilância em Saúde, de Atenção Básica, de Humanização e pela Coordenação Municipal de Imunização.

 

A capacitação foi colocada em pauta no colegiado ampliado da Secretaria de Saúde que tem trabalhado para implantar a cogestão (gestores e trabalhadores) nos processos de decisão, e foi aprovada pela maioria presente.

 

Tem por objetivo o enfrentamento das dificuldades apresentadas na cidade, tanto pela demanda da região de fronteira, como também pela falta de profissionais capacitados para atender, de forma qualificada e humanizada, as ações de imunização.