Roda de conversa abordou responsabilidade na formação de nova geração

Dentro da programação da Semana da Mulher em Corumbá, gestantes participaram de uma roda de conversa no CRAS 4, localizado no bairro Aeroporto. As futuras mamães trocaram ideias sobre uma gestação saudável e também sobre a grande responsabilidade na educação dos filhos, tema que foi abordado pela primeira-dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico (Fuhpan), Maria Clara Scardini.

 

“Quem coloca filho no mundo tem que acompanhá-lo. A partir do momento que colocamos essas pessoas no mundo, temos responsabilidade integral por ela. Todas as vezes que tive que tomar medidas de limites com eles, hoje, só colho bons frutos. Tem que ser rígido, colocar limites porque depois a gente é que sofre na pele”, disse a primeira-dama que gerou dois filhos e compartilhou um pouco de sua experiência materna.

 

“Também tive minha primeira filha, bem novinha, com 18 anos de idade, quando casei pela prmiera vez e, hoje, acompanho bem de perto meu filho adolescente que tem 15 anos”, contou a primeira-dama que ainda destacou a diferenciação entre o papel da escola e da família na educação dos filhos.

 

“Muitos confundem o papel da escola com o da família. Cada sala de aula tem cerca de 30 alunos e, em casa, vocês (pai, mãe) são os responsáveis pela educação da criança. Há uma diferença muito grande entre o que aluno aprende na escola e o que ele absorve em casa”, distinguiu.

 

Também presente ao momento, a secretária de Saúde, Dinaci Ranzi que falou sobre os avanços do setor no município e, em especial, às gestantes, incentivou-as para a realização do parto normal.

 

“É comprovado pela Organização Mundial da Saúde que o parto normal é mais benéfico para a mulher, pois garante a qualidade do útero, o que confere uma velhice mais saudável”, disse ao afirmar que a Prefeitura Municipal busca recursos para a reforma da Maternidade a fim de otimizar a prática do parto normal.

 

A roda de conversa também contou com a presença da secretária de Assistência Social e Cidadania, Mabel Sahib e foi conduzida pela psicóloga Reinaria Rodrigues.

 

Até 08 de março, Dia Internacional da Mulher, uma série de rodas de conversas com diversas temáticas serão realizadas, tanto na área urbana como rural de Corumbá. Também estão previstas palestras, tarde de beleza, exibições de filmes, dia de lazer, celebração de missa e, um show intitulado “Tributo à Mulher Pantaneira”, juntamente com a entrega do Prêmio Helô Urt, atividades essa que acontecerá às 18 horas, no Porto Geral, no próprio dia 08, domingo.