Revista destaca pesque-e-solte em Corumbá que agrada 92% dos visitantes

A Revista Pesca & Companhia em sua edição online, veiculou agora em março, uma reportagem sobre o pesque e solte na região de Corumbá, destacando que esta modalidade agrada a grande maioria dos turistas, e que o em 2014 a principal cidade do Pantanal Sul faturou R$ 100 milhões com o turismo da pesca.

 

A reportagem cita pesquisa feita a pedido da Prefeitura ao Observatório do Turismo do Pantanal, que apontou que o pesque-e-solte agradou 92% das pessoas que vieram pescar em Corumbá em 2014, e que mais de 82 % dos entrevistados voltariam ao destino, não apenas pelo lazer, mas também para prestigiar a iniciativa.

 

Lembra também que Corumbá incentiva a prática, por meio de descontos nos pacotes turísticos, além de há três anos ter estabelecido a obrigatoriedade da “cota-zero” para o dourado.

 

Destacou que entre 2013 e 2014 Corumbá registrou um aumento de 19,5 % de visitantes dispostos a pescar na região. “A cidade é banhada pelo Rio Paraguai e é considerada a ‘capital’ do Pantanal Sul. De acordo com a prefeitura, durante a temporada de pesca, que vai de fevereiro e novembro, são gerados em torno de 850 empregos diretos e indiretos”, relata.

 

Pesca & Companhia cita que “a Fundação de Turismo do Pantanal acredita que, em 2015, Corumbá deve superar o montante de R$ 100 milhões injetados na economia local somente com os turistas que visitam a região para a pesca esportiva, considerando as variáveis positivas, tal qual, a taxa de câmbio atual e projetada; a ambiência de expressivo volume das águas do Pantanal”.

 

“O turismo ordenado e sustentável na região pantaneira é uma das mais promissoras alternativas de desenvolvimento gerador de renda para as populações locais, face ao enorme potencial local”, comentou a diretora-presidente da FUNDTUR/Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes em entrevista à revista.

 

Relata ainda que os pescadores mais assíduos em Corumbá são os da região sudeste com 73%. São Paulo responde em mais de 43%. A região Sul é segunda principal emissora, capitaneada pelo estado do Paraná com 14,8% do total de turistas, além dos catarinenses, gaúchos e vários outros estados do país.

 

A publicação no site http://revistapescaecompanhia.com.br ocorreu no dia 19 de março, por Lielson Tiozzo, no quadro ‘Fique por dentro!’. A foto é de Lester Scalon.