Prefeitura firma convênio para direcionar atendimento médico e remédios a Asilo

Em mais uma ação de apoio às atividades do Asilo São José, em Corumbá, o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, assinou um convênio de cooperação que visa fornecer medicamentos disponíveis na Rede Municipal de Saúde e atendimento médico diário aos moradores do local que ampara idosos na cidade.

 

Durante a visita, o chefe do Executivo conversou com os moradores, entre eles, a mais idosa do grupo. Com 100 anos de idade, Maria da Cruz da Silva é conhecida no Asilo como “Maria Morena” e, apesar de sua longa idade, ela impressionou o prefeito.

 

“Dona Maria está melhor que muita gente que conheço com 50, 60 anos. Me disseram que ela, durante as festas, ainda dança”, disse ao se referir a mais idosa do Asilo São José que, atualmente, ampara 40 homens e 39 mulheres.

 

Também presente na assinatura do convênio, o presidente do Legislativo corumbaense, Tadeu Vieira, que destacou a lembrança da senhora centenária e o apoio que a Prefeitura Municipal vem direcionando para a entidade fundada no ano de 1943 pela Liga das Senhoras Católicas da Diocese de Corumbá.

 

“Trabalhei voluntariamente na década de 70 e me traz grande satisfação poder encontrar aqui algumas daquelas pessoas como a dona Maria Morena. Hoje, temos pessoas como o prefeito que conseguem trazer benefícios para cá, auxiliando da melhor forma possível. Que Deus dê a vocês muita força e saúde para continuar esse belo trabalho”, falou o vereador Tadeu que teve como companhia do Legislativo os vereadores Cristina Lanza e Luciano Costa.

 

Após assinar documento que firmou o convênio, o prefeito Paulo Duarte lembrou o veículo adquirido com recursos do FMIS (Fundo Municipal de Investimentos Sociais) e entregue ao Asilo no ano passado. A entidade, em seus 60 anos e existência, nunca havia contado com um veículo próprio que auxiliasse em suas atividades diárias.

 

Ao lembrar o avô, Paulo Duarte anunciou ação que pretende implantar no local com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, cuja secretária Mabel Sahib Aguilar, também esteve presente ao ato de assinatura.

 

“Uma vez no mês, assim como pretendemos fazer com as crianças, pensamos em levar os idosos para passeios no Porto, ir ao cinema para sair um pouco daqui e dar uma qualidade de vida a eles. Lembro que meu avô sempre me chamava para rua, gostava de sair, interagir com o mundo lá fora”, disse Duarte que continuou ao falar do convênio.

 

“Esse convênio que assinamos hoje aqui é para que esse espaço funcione cada vez melhor. Os idosos são crianças crescidas e por isso, muitas vezes, mais difíceis de cuidar, mas é muito gratificante”, afirmou.

 

O convênio que também teve a assinatura da secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, tem vigência de um ano e pode ser prorrogado por mais 30 dias. Segundo Cerise Delfina Campos de Barros, presidente do Asilo São José, a presença constante de um médico no local era um sonho que a entidade perseguia.

“Os prefeitos sempre nos ajudaram, mas não de maneira formal como vem fazendo o Paulo Duarte. Por isso destaco essa posição dele. Nós só tivemos médico aqui quando o contratamos isso já faz muito tempo”, declarou a presidente.

 

Além disso, o Asilo São José é uma das entidades que são atendidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos que está prestes a ser retomado este ano.