Prefeitura e Votorantim assinam acordo e sinalizam mais parcerias para Corumbá

A Prefeitura Municipal de Corumbá oficializou na manhã desta terça-feira, 10 de março, uma parceria com a Votorantim Cimentos para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. A assinatura do acordo foi realizada no gabinete do prefeito Paulo Duarte onde foram apresentadas as etapas do trabalho que deve terá início no mês de abril.

 

Participaram também da reunião, que efetivou a assinatura do Acordo, a primeira-dama e diretora-presidente da Fuphan (Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico), Maria Clara Scardini, e o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Gerson da Costa Melo.

 

Com o propósito de apoiar prefeituras no desenvolvimento de projetos de modernização da gestão e redução do déficit de infraestrutura, o Programa de Apoio à Gestão Pública já é desenvolvido pela Votorantim Cimentos em várias cidades do país onde a empresa possui unidades.

 

“Isso se deve muito à forma transparente como o prefeito Paulo vem gerindo a administração de Corumbá”, disse Luís Jorge Velasco, gerente da Unidade Corumbá da Votorantim Cimentos, sobre a inserção de Corumbá no Programa de Apoio à Gestão Pública que tem como uma das premissas para escolha das cidades contempladas, a estabilidade política e a transparência na gestão pública.

 

Em Corumbá, o Programa se efetiva com a parceria da Prefeitura Municipal que receberá consultores especializados para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, o qual, posteriormente, será levado para apreciação da população e deverá ser aprovado na Câmara de Vereadores para sua consolidação. Tendo o Plano elaborado, a Prefeitura de Corumbá dá um importante passo para solicitação de recursos junto ao Governo Federal para melhoria da infraestrutura do município.

 

“Esse trabalho vai servir de subsídio até para fazer a revisão do Plano Diretor. Isso é pensar e agir a cidade para daqui alguns anos, crescer, pensar nas futuras gerações ao invés de pensar apenas nas próximas eleições”, disse o prefeito Paulo Duarte ao lembrar de consequências do crescimento desordenado.

 

“Isso evita problemas como o Loteamento Pantanal, o Cravo I, II, III, que as pessoas fizeram conjuntos habitacionais, botaram a população num local que não podiam sem que houvesse um planejamento. Um plano como esse evita que surjam outras situações dessas”, relembrou o prefeito ao pontuar a falta de estrutura (escola, posto de saúde, asfalto, drenagem, entre outros) nessas localidades, cuja atual administração busca amenizar.

 

Para a diretora-presidente da Fuphan, Maria Clara Scardini, a parceria com a Votorantim Cimentos vem ao encontro daquilo que a Prefeitura está desenvolvendo para o ordenamento territorial e planejamento urbano. De acordo com ela, a Fuphan possui o Programa de Desenvolvimento Integrado que contempla dentro de seus elementos estruturantes o viés da mobilidade urbana, sem contar o Plano Diretor do Município.

 

“Esse Plano que iremos elaborar já estará alinhado com o Programa de Desenvolvimento Integrado e também ao Plano Diretor. Isso é importante porque a longo prazo, deixa definido esse estudo de crescimento da cidade. Criaremos diretrizes que serão fundamentais para que a cidade continue avançando daqui há 10 ou mais anos pra frente. Em nosso Programa Municipal já apontamos o planejamento urbano, a necessidade de descentralização da cidade, pulverizando os acessos e serviços”, comentou Scardini.

 

O programa

 

Criado em 2012, o Programa de Apoio à Gestão Pública é fruto de uma parceria entre o Instituto Votorantim e o BNDES. Visa contribuir para a modernização da gestão pública e a redução de déficits de infraestrutura em municípios de pequeno porte (até 50 mil habitantes).

 

Com três anos de existência, o Programa já contempla 19 municípios: Ibiúna/SP, Juquiá/SP, Tapiraí/SP, Miracatu/SP, Votorantim/SP, Cantagalo/RJ, Três Marias/MG, Fortaleza de Minas/MG, Vazante/MG, João Pinheiro/MG, Alcobaça/BA, Primavera/PA, Rondon do Pará/PA, Barro Alto/GO, Niquelândia/GO, Edealina/GO, Xambioá/TO, Itaperuçu/PR, Vidal Ramos/SC.

 

Mais parcerias

 

A reunião com os representantes da empresa Votorantim Cimentos também serviu para a sinalização de novas parcerias como a da recuperação da entrada da cidade.

 

“A Prefeitura vai fazer a primeira etapa, só não começou ainda porque há litígio em duas áreas existentes na entrada da cidade que foram desapropriadas, para que possa executar a recuperação da avenida Nelson Chamma (Gaturama)”, lembrou o prefeito.

 

“Estamos finalizando também a parceria para fazer a pavimentação e, ao executar essa obra, vamos viabilizar a construção de um auditório para 400 pessoas na alameda São José, também em parceira, mas com a FIEMS”, comentou o Chefe do Executivo corumbaense.

 

Durante a reunião, o prefeito aproveitou para comentar sobre a revitalização que será realizada na praça Estação da Saúde, no bairro Universitário e aproveitou para propor outra parceria a fim de recuperar a calçada da avenida Rio Branco, local onde muitas pessoas fazem a prática de corrida e caminhada, bem como a “adoção” da praça pela empresa situada na proximidade dessas estruturas.

 

“Isso implica numa manutenção constante do espaço, o que não onera de forma substanciosa a empresa, pois é manter o mato roçado, consertar um equipamento de atividade física”, concluiu.