Prefeito reafirma parcerias com Estado para fortalecer cultura no município

Reafirmando uma das características da sua gestão, o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, recebeu em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira, 12 de março, o secretário estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, e equipe para fortalecerem a parceria na realização de ações conjuntas, entre elas, a 12ª edição do Festival América do Sul, prevista para ocorrer no mês de junho.

 

“O grande legado desse Festival é que Corumbá é quem vai assumir, ser o grande anfitrião, que vai assumir esse papel de mostrar o Pantanal para o mundo. Queremos retomar o que tinha de muito pontual no evento, que é fazer debates guiados com outros países que integram a América do Sul. Corumbá vai ser o grande centro da preservação, da sustentabilidade, esse é o desafio: recuperar o diálogo entre as várias áreas”, disse o secretário estadual que também participará da audiência pública programada para esta noite, na Unidade III da UFMS, onde se debaterá junto à população corumbaense o formato e a essência que o evento, considerados um dos maiores de Mato Grosso do Sul, deverá tomar nos próximos anos.

 

“Essa iniciativa que o Estado está tendo através da Secretaria de vir aqui e discutir não apenas com Prefeitura, mas com o segmento cultural da cidade é muito importante. Aquilo que todo mundo queria era uma participação mais efetiva, uma participação maior da cidade. Não basta ser grande tem que conteúdo para que as pessoas façam jus ao nome, ao sentido da criação do evento, da integração”, disse o prefeito Paulo ao afirmar o bom relacionamento com o secretário Athayde e equipe.

 

“Vamos, cada vez mais, fortalecer as parcerias. Grande parte das pessoas que estão no Governo do Reinaldo eu já conheço e convivo. Temos uma relação muito próxima, republicana e faremos cada vez mais e juntos”, observou Duarte que cobrou uma identificação maior do município dentro da marca do Festival.

 

“Temos que ter o Pantanal, sim, mas reforçar isso que vemos em outros lugares onde o evento carrega o nome da cidade junto, tal como o Festival Literário de Paraty e, também aqui no Estado, o Festival de Inverno de Bonito”, enfatizou o chefe do Executivo corumbaense.

 

De acordo com o secretário Atahyde, dois grandes momentos de discussão já estão confirmados, sendo um deles, o Fórum Nacional Secretários de Culturas e Turismo do Brasil.

 

Treze países, segundo a equipe da Fundação de Cultura de MS, já confirmaram participação durante o evento que converge as mais diversas vertentes de manifestações artísticas em momentos de integração e discussão sobre a cultura que nos une como continente sul-americano.