Lançado o projeto de sensibilização turística 2015 “Corumbá a Pé”

A Prefeitura Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, lançou na quinta-feira, 19, o novo projeto de sensibilização turística “Corumbá a Pé”, que vai oferecer uma perspectiva para que o cidadão corumbaense descubra o Porto Geral, o cartão postal da cidade.

 

“É muito importante destacar a necessidade de o corumbaense conhecer a cidade que vive. A proposta da Prefeitura é estimular que a população se aproprie da cidade e, por isso, estamos proporcionando atividades, sempre gratuitas, para que isso aconteça”, destacou a Diretora-Presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes.

 

A expectativa é que mediante os convites de grupos e agendamentos, mais de mil pessoas participem desse novo ciclo desenvolvido para este ano. Os passeios acontecerão semanalmente mediante agendamento de no mínimo 10 pessoas, sempre a partir das 8 horas entre segunda-feira e sábado. Dois técnicos da Fundação vão conduzir as caminhadas a pé para grupos de no máximo 20 pessoas, até 40 vagas.

 

A diretoria ressalta que a população poderá aproveitar o projeto “Corumbá a Pé”, que é uma oportunidade para conhecer melhor a história e a cultura da cidade. Cuidadosamente planejado, o circuito contará as melhores histórias das atrações visitadas, mostrando em detalhes os aspectos históricos e culturais que formaram esta cidade fronteiriça, reconhecida mundialmente por suas belezas naturais.

 

Estão previstos passeios que mostram a representatividade dos símbolos históricos e religiosos, equipamentos culturais e a arquitetura, marcos que resistem à evolução urbana em Corumbá, e que são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional IPHAN.

 

O circuito é realizado por locais como: Marco de Fundação de Corumbá, Museu da História do Pantanal, Estação Natureza Pantanal, Casa Vasquez & Filhos e o SESC/Corumbá, no Porto Geral, que é gratuito.

 

Os primeiros a solicitarem o agendamento foram os 40 novos tenentes, sargentos e cabos do Exército Brasileiro que chegaram a Corumbá com seus familiares. São oriundos de diversos estados como o Maranhão, Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Rondônia entre outros.

 

Para participar dos passeios, as pessoas e grupos terão que se inscrever pelo telefone 3231-2886 e 3232-7139, de segunda a sexta-feira, nos horários 8 as 11 horas e 14 as 17 horas.

 

O projeto

 

O projeto tem por objetivo despertar na população de Corumbá um comprometimento com a preservação de seu patrimônio e com o desenvolvimento do turismo como atividade sustentável. “A sensibilização é essencial para promover uma mudança na percepção e na atitude dos moradores em prol da atividade turística, buscando sempre fortalecer em cada corumbaense, o orgulho de nossa história, cultura e de toda riqueza natural que nos rodeia”, cita a diretora.

 

Segundo ela, o trabalho de sensibilização turística teve início em 2013. Nos últimos dois anos, a Fundação de Turismo promoveu no auditório do Centro de Convenções, 102 encontros com vários grupos envolvidos da cadeia produtiva do turismo direta e indireta, resultando em mais de 2.741 atendimentos. Nesses encontros, o público recebeu informações sobre os pontos turísticos da cidade, entendeu sobre a relevância da atividade para a economia local e a importância da qualidade do atendimento ao turista.