Com novos equipamentos, Prefeitura reforça trabalho dos agentes de vigilância em saúde

Cada um dos 119 agentes de vigilância em saúde da Prefeitura de Corumbá recebeu nesta quinta-feira, 26, um kit contendo uniformes e equipamentos de proteção individual (EPI) . Os materiais, essenciais para o trabalho da categoria, foram adquiridos em parceria com o Governo Federal. Ao todo foram investidos R$ 120.786,00 com os itens.

 

“O trabalho que os agentes exercem é fundamental para a vida das pessoas. Com a entrega desses EPIs, estamos buscando, na prática, melhorar as condições de trabalho de vocês”, afirmou o prefeito Paulo Duarte durante a solenidade realizada no Ginásio Poliesportivo Lucílio de Medeiros.

 

“Infelizmente, muito dos problemas que ainda acontecem na área da Saúde, como a dengue por exemplo, é por causa da falta de consciência de parte da população. Daí a importância ainda maior do trabalho dos nossos agentes de saúde, que além de trabalharem para evitar que essas doenças se proliferem, também tentam conscientizar essas pessoas”, continuou o prefeito.

 

A secretária municipal de Saúde, Dinaci Ranzi, também destacou a importância dos agentes para toda a cidade. “Sabemos, enquanto gestores, o quanto vocês são valorosos, guerreiros, nossa verdadeira tropa de elite na luta contra as epidemias. Não é fácil entrar nas moradias e fazer o dever que deveria ser da própria população”, disse.

 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários e Agentes de Endemias de Corumbá, Enio Reyes, há pelo menos uma década os servidores não recebiam kits tão completos como os entregues nesta quinta-feira. “Ajuda muito, principalmente na parte de identificação do agente. Uniformizado, ele passa a ser reconhecido e mais respeitado na área onde atua”, pontuou.

 

Cada um dos kits contém mochila, calça, gandola, camiseta manga curta, camiseta manga longa, boné, botina, protetor solar fator 30 e repelente contra mosquito. Os profissionais que atuam na área de borrifação também receberam uma burca.

 

Diálogo aberto

 

Durante a entrega dos kits e dos EPIs, o prefeito ainda fortaleceu o diálogo com a categoria. O chefe do Executivo municipal falou sobre a realização de um concurso público voltado para a área e a adequação à Lei Nacional do piso salarial dos agentes de saúde. “Podem ter certeza de uma coisa: a nossa relação com vocês vai continuar sendo direta, com respeito e franqueza”, afirmou Duarte. “Todas essas questões serão debatidas no momento certo”, concluiu.