Café com as garis e Marcha Pantaneira atrações da Semana da Mulher

Um café da manhã com as trabalhadoras no setor de limpeza pública (as garis) e a terceira Marcha Pantaneira pela Paz e Não Violência são as atrações da quinta-feira, 05 de março, dentro da programação da Semana da Mulher em Corumbá, uma realização da Prefeitura Municipal e parceiros.

 

O café da manhã está programado para às 06h30 de quinta, e vai reunir as trabalhadores da empresa responsável pelos serviços de varrição na cidade, a Unipav. O encontro será na Rua Batista das Neves, 765, no Bairro Universitário.

 

A Marcha Pantaneira acontece em seguida e a concentração será às 07h30, no Complexo Poliesportivo localizado na Rua Porto Carrero. A saida está prevista para as 08 horas e os participantes deverão estar de camiseta branca. Serão percorridas as principais ruas do centro da cidade.

 

A atividade está a cargo das secretarias de Saúde e de Assistência Social e Cidadania. Acontece sempre em 30 de janeiro, Dia Mundial da Não Violência. Este ano, no entanto, foi incorporada à programação da Semana da Mulher.  

 

Ainda na quinta-feira, a programação prevê para as 08h30, um café da manhã com roda de conversa no CRAS I do Centro América; roda de conversa sobre auto estima e empoderamento, no Centro de Oncologia, as 08 horas; palestra sobre saúde da mulher, as 9 horas no Jatobazinho; roda de conversa sobre auto estima e um dia de beleza, as 9 horas, no Passo do Lontra; roda de conversa sobre “Valorizando a Mulher do campo”, as 14 horas, no Assentamento Taquaral.

 

Também no dia 05, tarde de beleza com roda de conversa, as 15 horas, no CRAS III, da Cervejaria. Neste mesmo horário, uma palestra com foco na violência doméstica, no MUPHAN; roda de conversa sobre auto estima e empoderamento, no CRAM, e roda de conversa cultural “Dia Internacional da Mulher: Conquistas e Desafios”, no CRAS II, do Bairro Guató. Já as 16 e 17 horas, rodas de conversa, no CRAS IV, do Bairro Aeroporto, e na Defensoria Pública, respectivamente.

 

O dia 06, sexta-feira, será aberto com um café com as servidoras públicas municipais as 8 horas, no Auditório da Prefeitura, e um café da manhã as 08 horas com as famílias atendidas pelo CRAS IV. O dia será encerrado com uma ginástica funcional a partir das 18 horas, no Complexo Poliesportivo.

 

O sábado, dia 07, terá a Blitz das Flores as 9 horas, na Rua América em frente ao Supermercados Quadri, parceiro da realização; dia de lazer e orientação “Valorizando a Mulher do campo”, as 09 horas, no Distrito de Albuquerque; ação com as mulheres da Bolsa Família, as 10 horas, no Residencial Guató; missa em homenagem às mulheres as 19 horas, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora; show de prêmios as 19 horas, na praça da Nova Corumbá.

 

O encerramento acontece domingo, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, com a realização do Show “Tributo à Mulher Pantaneira” e entrega do Prêmio Helô Urt, a partir das 18 horas, no Porto Geral de Corumbá.

 

A Semana da Mulher é uma realização da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, com coordenação da Gerência de Políticas para a Mulher. Tem apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e parceiros como a Câmara de Vereadores; Defensoria Pública; Secretarias de Governo, Educação e Saúde; fundações de Cultura, Meio Ambiente e de Esportes; da Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF); Jovisa e do Sesc Corumbá.