Semana da Mulher começa domingo com ações nas áreas urbana e rural

A Semana da Mulher será comemorada em Corumbá no período de 1º a 08 de março. A programação foi divulgada na manhã desta quarta-feira, 25, pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, e as realizações serão coordenadas pela Gerência de Políticas para Mulher, com apoio de parceiros.

 

A abertura da programação será no domingo, dia 1º, com um culto evangélico às 19 horas, na Igreja Presbiteriana do Brasil localizada na Rua Cuiabá, 423. Já o encerramento acontece em 08 de março, Dia Internacional da Mulher, com a realização do Show “Tributo à Mulher Pantaneira” e entrega do Prêmio Helô Urt, a partir das 18 horas, no Porto Geral de Corumbá.

 

Este ano, as atividades serão intensas. No dia 02, um dos destaques será a Sessão Solene na Câmara de Vereadores, às 19 horas. Nesta mesma data serão abertos os encontros com as mulheres residentes no Mato Grande, Maria Coelho, Urucum e região de São Domingos, Paiolzinho, Tamarineiro, Taquaral e Distrito de Albuquerque, com a realização de rodas de conversa sobre a valorização da mulher do campo.

 

Nas escolas de Rede Municipal de Ensino, no dia 02, está marcado um circuito de debates sobre “A luta da mulher pelo direito à água”.  Também neste dia acontece uma visita de lideranças femininas à Unidade de Pronto Atendimento – 24 Horas, o novo pronto socorro da cidade, recém inaugurada pelo prefeito Paulo Duarte.

 

No dia 03 acontece uma reunião solene alusiva ao dia 8 de março do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, às 08h30, no Plenário do Júri do Fórum da Comarca de Corumbá, além dos encontros com roda de conversa com as mulheres do campo que vão até a sexta-feira, 06 de março.

 

No dia 04, café da manhã com as trabalhadoras e Agentes Ambientais, às 07 horas, na Unipav, empresa responsável pela coleta de lixo e varrição na cidade. Tem também roda de conversa com gestantes, as 08 horas, no CRAS IV; roda de conversa as 09 horas no Tamarineiro; roda de conversa sobre auto estima e dia de beleza, as 09 horas, no Morrinho, e cine mulher, as 14h30, no Sesc Corumbá.

 

Para o dia 05 a programação prevê Marcha Pantaneira pela Não Violência e pela Paz, com concentração no Complexo Poliesportivo, as 08 horas; às 08h30, um café da manhã com roda de conversa no CRAS I do Centro América; roda de conversa sobre auto estima e empoderamento, no Centro de Oncologia, as 08 horas; palestra sobre saúde da mulher, as 9 horas no Jatobazinho; roda de conversa sobre auto estima e um dia de beleza, as 9 horas, no Passo do Lontra; roda de conversa sobre “Valorizando a Mulher do campo”, as 14 horas, no Assentamento Taquaral.

 

Também no dia 05, tarde de beleza com roda de conversa, as 15 horas, no CRAS III, da Cervejaria.  Neste mesmo horário, uma palestra com foco na violência doméstica, no MUPHAN; roda de conversa sobre auto estima e empoderamento, no CRAM, e roda de conversa cultural “Dia Internacional da Mulher: Conquistas e Desafios”, no CRAS II, do Bairro Guató. Já as 16 e 17 horas, rodas de conversa, no CRAS IV, do Bairro Aeroporto, e na Defensoria Pública, respectivamente.

 

O dia 06, sexta-feira, será aberto com um café com as servidoras públicas municipais as 8 horas, no Auditório da Prefeitura, e um café da manhã as 08 horas com as famílias atendidas pelo CRAS IV. O dia será encerrado com uma ginástica funcional a partir das 18 horas, no Complexo Poliesportivo.

 

O sábado, dia 07, será aberto com a Blitz das Flores as 9 horas, n Rua Frei Mariano; dia de lazer e orientação “Valorizando a Mulher do campo”, as 09 horas, no Distrito de Albuquerque; ação com as mulheres da Bolsa Família, as 10 horas, no Residencial Guató; missa em homenagem às mulheres as 19 horas, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora; show de prêmios as 19 horas, na praça da Nova Corumbá.

 

A Semana da Mulher é uma realização da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, com coordenação da Gerência de Políticas para a Mulher. Tem apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e parceiros como a

Câmara de Vereadores; Defensoria Pública; Secretarias de Governo, Educação e Saúde; fundações de Cultura, Meio Ambiente e de Esportes; da Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF); Jovisa e do Sesc Corumbá.