Projeto de Albuquerque é elogiado durante Simpósio Mais Médico em SP

Projeto ‘Café na Vizinha’ desenvolvido pela equipe da Estratégia de Saúde da Família Rural do Distrito de Albuquerque, na área rural de Corumbá, foi apresentado em São Paulo durante o Simpósio Mais Médico, que aconteceu no dia 11 de fevereiro.

 

O evento foi realizado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Ministério da Saúde, com objetivo de debater a assistência à saúde no país, a partir da ótica do Programa Mais Medico, analisando o atual panorama de sua implantação.

 

O debate visava expor os diferentes pontos de vista: médico estrangeiro, médicos brasileiros, gestores, usuários dos serviços de saúde e população em geral.

 

O projeto desenvolvido pela equipe da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, em Albuquerque, foi selecionado pelos próprios organizadores do evento e a apresentação foi feita pelo médico Macedônio Garay, do Programa Mais Médico, que estava acompanhado do Agente Comunitário de Saúde, Joílson da Silva; pela enfermeira Beth Fonseca, e por Nilza Silva, usuária do serviço de saúde no Distrito.

 

O projeto corumbaense foi muito bem aceito e elogiado no evento, como uma das boas experiências que está ocorrendo em unidades de saúde do Brasil com participação de profissionais oriundos do Programa Mais Médico.

 

O projeto implantado em Albuquerque está possibilitando acesso ao cuidado integral de promoção a saúde a todas as famílias cadastradas pela Estratégia de Saúde da Família de Albuquerque, além de estar criando vínculo entre a comunidade e a equipe de saúde por meio de contato em visitas domiciliares, quando são ofertados aos moradores, todos os serviços disponíveis na unidade, conforme necessidades verificadas.

 

Dentre as ações realizadas estão a roda de conversa temática para orientação dos adolescentes; acolhimento à família; avaliação médica e odontológica a todos que residem no domicílio; oferta de exames como citopatológico, mamografia entre outros. A visita é encerrada com um café da manhã saudável ofertado pelos integrantes da unidade de saúde.