Vagas não preenchidas na Reme serão disponibilizadas a partir desta segunda

As vagas ainda não preenchidas na Rede Municipal de Ensino de Corumbá (Reme) estarão disponíveis a partir desta segunda-feira, 26 de janeiro, no Núcleo de Tecnologia (NTec) da Secretaria Municipal de Educação, localizado no antigo prédio da Câmara Municipal, na rua Delamare, entre a Firmo de Matos e Major Gama, no Centro.

 

Serão disponibilizadas as vagas que não foram preenchidas durante a Matrícula Digital. Sobre o procedimento online, uma inovação utilizada pela primeira vez em Corumbá, a Secretaria de Educação esclarece que a designação das escolas foi feita automaticamente pelo sistema, tudo de acordo com os dados apresentados pelos responsáveis.

 

Por regra, a primeira opção sugerida pelos pais foi também a primeira analisada pelo programa. Não havendo mais disponibilidade na escola indicada, o sistema automaticamente procurou a segunda opção e, em seguida,  a terceira, respectivamente. Desta forma foi respeitado fielmente o número de protocolo fornecido pela Matricula Digital.

 

Na prática, isso garantiu que os primeiros a fazerem a inscrição online conseguissem a matricula nas primeiras opções. É por este mesmo motivo que os pais e responsáveis que deixaram para realizar o procedimento nos últimos dias não tenham conseguido as vagas desejadas. Nos casos onde nenhuma das três opções foram viáveis, o sistema conduziu o aluno para uma escola onde havia a referida vaga.

 

A Secretaria de Educação esclarece ainda que as matriculas indeferidas ocorreram, em grande maioria, por erro no preenchimento do formulário online. Os alunos que já estavam matriculados na Reme e fizeram a Matricula Digital para outra instituição de ensino também tiveram os pedidos indeferidos. Estes deverão, após o início do ano letivo, buscar uma transferência para a escola desejada, caso ainda haja interesse por parte do estudante.

 

O erro mais comum detectado durante a Matricula Digital ocorreu nas séries iniciais. Muitos pais ou responsáveis tentaram matricular os alunos fora da série devida, como por exemplo, uma criança de 6 anos na pré-escola, quando na verdade ela deve frequentar o primeiro ano. Estes e outros casos serão resolvidos pela equipe técnica da Secretaria de Educação, que atenderá pais ou responsáveis no NTec.