Prefeitura realiza capacitação sobre Relações de Gênero nesta sexta-feira

A Prefeitura realiza nesta sexta, às 14 horas, uma capacitação sobre Relações de Gênero com a professora Kátia Guimarães, pós graduada em políticas públicas de gênero e raça pela UFMS. Será na Casa dos Conselhos e a organização está a cargo da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, sob coordenação da Gerência de Políticas para a Mulher.

A capacitação visa conscientizar os participantes de que algumas relações construídas socialmente entre homens e mulheres, a partir das diferenças biológicas entre os sexos, podem criar desigualdades, gerar violências, levar a exclusão de direitos e desigualdades de oportunidades no trabalho, na educação e na política para as mulheres.

A capacitação é voltada para servidores, conselheiros de defesa de direitos, representantes de ONGs, universitários e lideranças femininas convidadas.

Pesquisas apontam que a condição social das mulheres é fruto da forte desigualdade entre os sexos, que tendem a aumentar conforme a classe social, raça e etnia. A desigualdade se apresenta na esfera pública e privada. Na primeira, é visível nos salários menores que as mulheres recebem comparado ao dos homens, mesmo quando em serviços iguais. Na esfera privada, se evidencia na delegação de papéis domésticos somente às mulheres.