Prefeitura discute plano de segurança para o Carnaval de Corumbá

A Prefeitura e parceiros já estão discutindo uma estratégia de ação para garantir a segurança da população durante o período de carnaval. O primeiro encontro aconteceu na quinta-feira, 15, pela manhã, em uma reunião no auditório do Paço Municipal, teve sequência à tarde, no encontro que o prefeito Paulo Duarte teve com o governador Reinaldo Azambuja, e deverá ser oficializado na próxima semana, após a audiência que o Chefe do Executivo corumbaense terá com o comandante da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Deusdete Souza de Oliveira Filho.  

 

“Nossa proposta é garantir total segurança não só à população corumbaense, mas também aos turistas que nos visitarem durante este período, que virão para cá para passar o carnaval em nossa cidade”, informou o prefeito, ao confirmar para a próxima semana, a audiência com o comando da Polícia Militar.

 

O prefeito lembrou a audiência de ontem com o governador Reinaldo Azambuja que já sinalizou um aumento no efetivo das forças militares para o período. “Será um contingente maior que o enviado para a nossa cidade habitualmente”, reforçou.

 

Parceria

 

As ações voltadas à segurança da população serão desenvolvidas com participação de todos os órgãos ligados ao setor. O assunto foi tratado na reunião de quinta, pela manhã, com representantes da Fundação de Cultura de Corumbá, Polícia Militar, Coordenadoria de Segurança Pública, Guarda Municipal, Agência Municipal de Trânsito e Transporte, Corpo de Bombeiros, Conselho das Crianças e Adolescentes, bem como do setor do Código de Postura do Município.

 

O encontro foi dirigido pela diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon, que focou o estabelecimento de ações em parceria, “para que possamos garantir uma folia segura e tranquila não só para os corumbaenses, mas também para aqueles que visitam a nossa cidade”.

 

Durante a reunião ficou definido que os policiais militares juntamente com os guardas municipais farão rondas pelo circuito do carnaval, principalmente na praça Generoso Ponce, local onde acontecerão os bailes populares após os desfiles na passarela do samba.

 

O centro de triagem da Polícia Militar será novamente no Corumbaense Futebol Clube, para onde serão levados todos os foliões que forem detidos. Dependendo da gravidade, serão levados para a Delegacia de Polícia Civil.

 

Fernando Lucena, coordenador de Segurança do Município, destacou que a preocupação é com o bem-estar da população durante a folia. “A segurança é tudo. Queremos que a nossa população e os turistas se divirtam, tenham bastante alegria no carnaval, e que nada de ruim aconteça. É por isso que todas essas reuniões são feitas com bastante intensidade, justamente para que cada área de segurança atue dentro de sua competência”, observou.

 

A Agetrat será responsável pelo acompanhamento da descida de todas as agremiações carnavalescas, juntamente com a Polícia Militar. Um total de 25 agentes de trânsito e seis fiscais de transporte vão atuar na organização dos serviços de transporte, taxis e moto-taxistas.

 

Além de policiais militares, civis, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e agentes de trânsito, a Prefeitura vai disponibilizar ainda uma equipe de segurança privada, integrada por 150 pessoas, que atuarão no entorno da passarela do samba.

 

Na manhã de hoje, sexta-feira, o assunto voltou a ser discutido durante uma reunião no comando do Batalhão da Polícia Militar de Corumbá.