Em encontro com Azambuja, prefeito trata de projetos importantes para Corumbá

O prefeito Paulo Duarte se encontrou na tarde desta quinta-feira, 15, com o governador Reinaldo Azambuja e tratou de uma série de projetos importantes para a região de Corumbá, ligados aos setores da saúde, segurança pública, turismo e cultura, principalmente. O encontro aconteceu na governadoria, após Duarte ter recebido convite do próprio governador sul-mato-grossense.

 

“Foi uma agenda altamente positiva, o estabelecimento de parcerias em benefício da nossa região”, informou o prefeito. Segundo ele, um dos primeiros assuntos tratados foi com relação ao Festival América do Sul que, este ano, acontece em junho, com abertura no dia 03, véspera do feriado de Corpus Christi, 04, uma quinta-feira.

 

“O governador assegurou a continuidade dessa parceria e o Festival América do Sul está mantido. Só que ao invés de acontecer no final de abril e início de maio, será em junho. Esta mudança de data é importante também já que no mesmo período em que era realizado anteriormente, existiam outras festas importantes, como da Linguiça em Maracaju, e da Farinha, em Anastácio”, explicou Duarte.

 

Segurança

 

Outro assunto tratado foi em relação à segurança pública. Conforme Paulo Duarte, o governador Reinaldo Azambuja já sinalizou aumento do efetivo da Polícia Militar para atuar no Carnaval Cultural de Corumbá. “Será um contingente maior que o enviado para a nossa cidade habitualmente”, explicou. “Além disso, já está estudando aumentar o efetivo policial para garantir maior segurança para a nossa região o ano todo”, completou.

 

Outro setor focado no encontro está ligado à saúde. O governador e o prefeito conversaram bastante sobre desenvolvimento de programas e projetos integrados para o setor, tendo como base de que Corumbá hoje é uma das macrorregiões do Estado. Além disso, Duarte iniciou entendimentos com Azambuja em relação à Santa Casa, cuja contratualização vence em fevereiro. “Já estamos tratando da renovação”, explicou.

 

O turismo também foi amplamente tratado. Segundo o prefeito corumbaense, a intenção é desenvolver programas e projetos integrados, não só para Corumbá, mas também com as outras regiões, fortalecendo o turismo no estado. A Estrada Parque foi outro tema debatido e o foco foi em relação à gestão desse grande produto turístico, passando inclusive por um plano de manutenção permanente.

 

“Foi um encontro extremamente importante e isto mostra mais uma vez que disputas políticas devem ficar restritas aos períodos de eleições. Passado isso, temos que tratar de questões importantes, visando o desenvolvimento de nossa região e do estado”, afirmou Duarte que, na próxima semana já tem duas agendas marcadas em Campo Grande, uma com a secretária de Habitação, Maria do Carmo Avesani Lopez, e com o comandante da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza de Oliveira Filho.

 

No encontro desta quinta com o governador, participaram também o secretário de Cultura, Turismo Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Athayde Nery; o diretor-presidente da Fundtur, Nelson Cintra, além do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Sérgio de Paula.