Corumbá oferece curso do Pronatec para egressos do sistema prisional

A Prefeitura de Corumbá iniciou na última semana, um programa de inclusão social voltado para egressos do sistema prisional, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Nesta primeira etapa está sendo aplicado o curso de Pintor de Obras e as aulas acontecem no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no período vespertino.

 

O curso está sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social e Cidadania em Parceria com a Secretaria de Gestão Pública, e visa oferecer aos egressos do sistema prisional, internos do regime semiaberto, aberto e livramento condicional que prestam serviços auxiliares por meio de um Termo de Cooperação Mútua entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Prisional de Mato Grosso do Sul com a Prefeitura Municipal de Corumbá.

 

Segundo a secretária de Assistência Social e Cidadania, Andréa Ulle, esta é uma “oportunidade de ressocialização além de apoio ao trabalho e a qualificação profissional para estas pessoas, proporcionando condições para a harmônica integração social do condenado e internado, com ações que promovam a elevação de escolaridade, bem como a profissionalização, integração ao mercado de trabalho e geração de renda”.

 

O curso foi iniciado no último dia 07 de janeiro e integra o Pronatec, na modalidade Brasil Sem Miséria, que visa ampliar as possibilidades de inserção digna no mercado formal de trabalho por meio da oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para os usuários da Assistência Social.