Vereador diz que Prefeitura realizou sonho de 18 anos do Vitória Régia

“Foi um trabalho longo, um pedido feito em 1996. O anseio de toda a comunidade do Vitória Régia era esta obra. Hoje, está se tornando realidade”. A afirmação foi feita na manhã desta segunda-feira, 15, pelo vereador Tadeu Vieira, durante a inauguração do Centro de Educação Infantil Professora Eunice Ajala Rocha, que vai atender não só as crianças do conjunto, mas também do Camalote e parte do Cristo Redentor.

 

Segundo o vereador, que falou em nome do Poder Legislativo, para chegar ao momento atual foi travada uma ‘batalha’ judicial com o antigo proprietário da área. “Quando o prefeito era o Eder, chegamos a despejar aqui 500 caminhões de aterro para construir uma praça de esporte e lazer. Na época, o proprietário recorreu a justiça e conseguiu a área de volta. Hoje, temos esta unidade de ensino no Vitória Régia que está recebendo benfeitorias. Outras mais virão”, celebrou.

 

A nova unidade substitui a extensão da Escola Fernando de Barros que funciona em uma estrutura no Vitória Régia. As crianças em idade de creche e da pré-escola (zero a cinco anos), a partir de 2015, estarão no CEI Eunice Ajala Rocha que, hoje, tem como diretoria interina, Roseli Nery de Andrade Bento (diretora da Escola Municipal Fernando de Barros).

 

Segundo ela, o ato teve um grande significado e que não se tratou apenas da entrega de um prédio, mas sim de “uma grande obra social que contribui para tornar realidade um sonho da comunidade do Vitória Régia. Um espaço para formar verdadeiros cidadãos”.

 

“Hoje estamos vivendo um dia especial e alegria é a palavra que resume tudo que estamos sentindo hoje”, continuou, para lembrar que a nova unidade é dotada de toda estrutura necessária para um ensino de qualidade. Hoje temos motivos para esta alegria. Estamos participando da inauguração de um centro de educação e a aprendizagem precisa disso. Estamos tornando um sonho possível e sabemos da importância, da necessidade que é podermos contar com mais centros como este no Município”, concluiu a diretora.

 

Coroação de uma vida

 

O ato foi prestigiado por um grande público. Familiares da professora Eunice Ajala Rocha também estavam presentes, entre eles os sobrinhos Roberto e Robson Ajala Lins, e a sobrinha Mara Maria Lins, bem como o amigo Pedro Paulo de Araújo Lins e a professora Eubéia Sena.

 

E coube ao sobrinho Roberto Ajala Lins falar em nome dos familiares. Para ele, o momento foi a “coroação de uma vida” e que parte dessa vida da professora foi “dedicada á cultura e vivida em um espaço como este. A professora Eunice merecia esta homenagem e isto nos enche de orgulho”.

 

Lins agradeceu ao prefeito Paulo Duarte pela lembrança, bem como à Câmara de Vereadores, afirmando que “esse dia vai ficar guardando em nossos corações e em nossa memória”.

 

A solenidade foi prestigiada por um grande número de autoridades. Além de familiares e amigos da professora, participaram também a vereadora Cristina Lanza e o vereador Yussef Salla; secretários Gerson Costa Melo (Infraestrutura e Serviços Públicos), Márcio Cavasana (Governo), Andréa Cabral Ulle (Assistência Social e Cidadania); as diretoras-presidentes Marcia Rolon (Fundação de Cultura de Corumbá) e Luciene Deová (Fundação de Meio Ambiente do Pantanal), professores, diretores de escolas, entre outros.