Prefeitura leva cursos para ribeirinhos da região do Paraguai Mirim

População ribeirinha da região do Paraguai Mirim está sendo atendida pela Prefeitura de Corumbá com dois cursos profissionalizantes, atendendo 40 pessoas na região. As atividades integram a programação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, por meio do Centro de Referência de Assistência Social Itinerante (CRAS Itinerante).

 

Os cursos acontecem nesta segunda e terça-feira, 01 e 02 de dezembro. Um deles é sobre mecânica de motor de popa, direcionado a 25 pessoas, e o segundo é sobre Produção Caseira de Pães, Bolos, Biscoitos e Salgados, destinado a 15 mulheres. Os dois cursos são direcionados a beneficiários do Programa Bolsa Família.

 

As capacitações estão sendo possível graças à viabilização de uma lancha social doada pelo Ministério de Desenvolvimento Social, que está sendo utilizada pela equipe do CRAS Itinerante composta pela coordenação, assistentes sociais e psicóloga, que estão acompanhando e dando suporte à ação.

 

Os cursos foram indicados por meio da equipe técnica do CRAS Itinerante, diante da necessidade diagnosticada, e vai qualificar a comunidade do Paraguai Mirim que poderá usufruir dos conhecimentos adquiridos profissionalmente, principalmente em relação ao curso de motor de popa, já que a maioria trabalha com pesca e possuem motores conhecidos como “rabetas”.

 

Quanto ao curso de Panificação tem como característica principal, melhorar a qualidade da alimentação daquelas famílias e promover oportunidades de geração de renda.

 

A equipe do CRAS Itinerante é composta por Lilia Maria Gouveia Bezerra, coordenadora; Josinei Severino, agente da Defesa Civil, Ana Laura Gomes da S. Carvalho e Saturnino de Almeida Filho, assistentes sociais; Jessica Silva de Arruda, Denilson Rogério das Neves, piloteiro, e Ivonel João de Souza Pinto, maquinista mecânico.