Prefeitura encerra ano com Semana Escolar sem acidentes graves no trânsito

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), realiza de hoje até sexta-feira a Semana Escolar. A campanha faz parte de uma ação para divulgar o trabalho intensivo que a Agência realizou durante todo o ano na fiscalização do trânsito em frente as mais diversas instituições escolares do município.

 

Diariamente as equipes de Agentes de Trânsito se deslocaram para as escolas, creches e faculdades de Corumbá com o objetivo de controlar e fiscalizar o trânsito nesses locais, nos horários de maior movimento, ou seja, de entrada e saída dos alunos e funcionários.

 

Mais de 50 instituições escolares foram alvos da fiscalização de acordo com uma escala de visitas, onde tiveram prioridade as escolas localizadas em vias que o fluxo de veículos é mais intenso. De acordo com o setor de Fiscalização de Trânsito, foram feitas 1178 visitas escolares, abordados 6.382 veículos e notificados 766 motoristas.

 

As principais infrações cometidas nas áreas de domínio escolar foram: deixar de reduzir velocidade próximo a escolas, deixar de dar preferência a pedestre utilizando a faixa de pedestres, estacionar o veículo em fila dupla, conduzir veículo utilizando celular e não usar o cinto de segurança.

 

“Essa é uma ação simbólica, pois nos próximos dias algumas escolas ainda estarão em funcionamento e nossos agentes irão acompanhá-las até o último aluno sair de férias”, explicou o Chefe do Núcleo de Trânsito, Jeferson Braga.

 

“Tratamos os alunos como membros de nossas famílias, pois antes de sermos profissionais, somos pais, tios. Temos crianças em casa também e sabemos da importância de cada estudante desse para sua família”, comentou.

 

Braga diz que a equipe, após todo o trabalho desenvolvido, tem a “sensação de dever cumprido. Hoje o trânsito ceifa vidas diariamente no Brasil e trabalhamos firme para mudar esta realidade em Corumbá. Precisamos melhorar muito, como motoristas que ainda trafegam em alta velocidade em frente às escolas; pais que estacionam em fila dupla para buscar o filho, e outras infrações de trânsito que, com certeza, podem se transformar em uma acidente fatal”.

 

“A missão da Prefeitura é cuidar da cidade e das pessoas, a Agência de Trânsito tem trabalhado firme nesse objetivo que é cuidar das pessoas no trânsito, cuidar das crianças, dos jovens e também dos adultos que frequentam estes ambientes escolares. Logicamente esse objetivo se estende ao trânsito no todo, mas, nessa época do ano é importante encerrar o ano letivo sem registros de acidentes graves em frente às escolas. O trabalho continua e pretendemos melhorar ainda mais o fluxo nestas vias e corrigir alguns detalhes para conscientizar o maior número de pessoas sobre o respeito à vida no trânsito”, reforçou Silvana Ricco, diretora-presidente da Agetrat.