Policiais militares que se destacaram no ano são homenageados em Corumbá

Corumbá e Ladário foram as duas cidades com maior redução dos índices de violência no Mato Grosso do Sul. O trabalho desenvolvido pelas guarnições da Polícia Militar e Polícia Civil da região mereceu elogios por parte do alto escalão da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública e foi bastante comemorado na manhã desta sexta-feira, 19, em Corumbá, durante solenidade de premiação aos policiais militares ligados ao 6º Batalhão de Polícia Militar que mais se destacaram nas suas funções durante o ano de 2014.

 

A solenidade aconteceu no Sesc Corumbá – Centro de Convenções e foi  comandada pelo comandante do 6º BPM, tenente coronel Joilson Queiroz Sant’Ana. O prefeito Paulo Duarte prestigiou o evento, assim como o prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria, além de outras autoridades civis, militares (inclusive da Bolívia) e dos poderes Judiciário e Legislativo.

 

“Implantamos este projeto em março de 2013 como forma de incentivar os policiais no desenvolvimento de seus serviços, motivando-os para aprimorar cada vez mais as suas funções”, disse Joilson. Este é o segundo ano que a premiação acontece e o comandante do Batalhão, com sede em Corumbá, informou que os resultados já estão aparecendo.

 

“O projeto está surtindo efeito positivo. Este ano, a Polícia Militar de Corumbá e a Polícia Civil, mereceram destaques a nível estadual. Foram as unidades que mais diminuíram os índices de criminalidade, fator este elogiado pela Secretaria de Segurança. Por tudo isso, é uma honra estar no comando da Polícia Militar em nossa região”, celebrou.

 

Antes da premiação aos policiais que se destacaram no exercício de suas funções, Joilson, emocionado, compartilhou a conquista com todos os integrantes do 6º PBM e também com os policiais civis.  “Os índices foram analisados n o dia 11 em Campo Grande e nós estamos em primeiro lugar. Somos a região que mais reduziu a criminalidade em todo o Mato Grosso do Sul. Isto é motivo de grande satisfação”, revelou.

 

O comandante enalteceu o trabalho de todos os policiais, militares e civis que, com empenho, ultrapassaram as deficiências e, dos 11 itens medidos, somente o item roubo ficou no vermelho. “De setembro para cá, mantivemos o primeiro lugar e, agora, no balanço do ano, fomos a região com maior redução da criminalidade”, ressaltou.

 

Pelos números, 2014 apresentou redução em relação a 2013 nos itens furto (1.290 a 1.381); roubo de veículo (68 a 80); roubo em residência (28 a 31); furto em residência (456 a 532); furto de veículo (69 a 87), e roubo em estabelecimento comercial (38 a 40).

 

Manteve os mesmos índices em homicídio doloso (18); homicídio culposo no trânsito (05); roubo seguido de morte (02). O item lesão corporal seguido de morte não apresentou nenhum registro nos últimos dois anos. Já roubo, houve um aumento: 736 em 2013 contra 784 em 2014.

 

Parceiros

 

Além de enaltecer o trabalho dos policiais militares e civis, Joilson lembrou também as ações desenvolvidas pelas demais forças de segurança e destacou o apoio recebido dos prefeitos Paulo Duarte e José Antônio. Fez uma menção especial a Duarte: “Se não fosse o apoio do Paulo não chegaríamos a esse patamar. A PM tem muito que agradecer a ele; Mesmo não sendo competência do Município, o Paulo sempre se colocou à disposição da gente, colocou-se à disposição das forças de segurança”, acentuou.

 

O prefeito corumbaense, por sua vez, elogiou o trabalho desenvolvido pelas forças de segurança nesses dois últimos anos. Fez uma menção especial ao tenente coronel Joilson e destacou o fato de ter implantado um projeto de valorização do policial militar. “É de extrema importância, fundamental, que motiva ainda mais os policiais a desenvolver suas funções”.

 

Duarte fez uma menção especial ao fato da região ser a primeira do Estado em redução da criminalidade e disse que isto deve ser comemorado com ênfase, divulgado por todos. “Infelizmente o que dá ibope são notícias ruins. As boas não dão ibope. Temos que comemorar isso. A redução da criminalidade mostra o empenho, o trabalho de todos os policiais militares e civis, enfim, das forças de segurança que, em Corumbá e Ladário estão integradas”, destacou, reforçando ainda mais a parceria, citando que a Prefeitura, sempre que necessário, estará junto para desenvolver ações de prevenção e combate à criminalidade.

 

O prefeito agradeceu o trabalho desenvolvido por Joilson à frente do comando do 6º BPM e desejou sucesso em sua nova empreitada (o tenente coronel está sendo transferido para outra região do Estado). “O trabalho que ele realizou até agora, aqui, nos honra muito”, citou, estendendo o elogio a todos os integrantes das forças de segurança, inclusive da Guarda Municipal.

 

Premiados

 

Antes de premiar os policiais destaques de 2014, o 6º BPM homenageou dois civis pelos bons serviços prestados à instituição, Lucas Alencar Gonçalves Lustosa, da seção de trânsito da PM, e Luciara do Carmo Gomes Barbosa, que desenvolve serviços administrativos no Batalhão.

 

Foram homenageados ainda o 1º sargento Irson José de Souza e o cabo Ênio Pereira Mendes, pelos relevantes serviços prestados à instituição (os dois foram para a reserva dias atrás); o 3º sargento Theotônio Vieira dos Santos Neto; o cabo Daniel Vicente de Souza Filho, e os irmãos soldados Luiz Mário Rodrigues de Freitas e Gerson Rodrigues de Freitas.

 

Já os destaques foram o soldado Luiz Mário Rodrigues de Freitas, por Corumbá, e o soldado Vergínio Alves Morais Junior, por Ladário, no último bimestre; soldado Willian Pereira Gonçalves, destaque em cumprimento a mandatos de prisão; cabo Euzébio Ribeiro Julião, destaque em apreensão de armas de fogo.

 

Os destaques do ano de 2014 foram: terceiro lugar – soldado Pavão (Ladário) e soldado Willian (Corumbá); segundo lugar – soldado Fontes (Ladário) e soldado Saucedo (Corumbá). Já o cabo Evaldo Pereira Aguilar (Ladário) e o cabo Sidnei Henrique do Amaral (Corumbá), foram os vencedores do prêmio policial destaque de 2014.