Natal das Crianças movimenta sábado dos filhos de catadores de recicláveis

Os filhos de catadores de materiais recicláveis que desenvolvem suas atividades no aterro sanitário de Corumbá, tiveram uma manhã diferente no sábado, 13, com muitas brincadeiras, guloseimas e presentes. Foi o Natal das Crianças realizado pelo Lions Clube Alvorada em parceria com a Prefeitura Municipal. A festa durou toda a manhã e agradou em cheio a criançada e também os adultos, que vivem momentos de muita descontração.

 

O evento contou com a presença inclusive do prefeito Paulo Duarte que estava acompanhado da primeira dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini, e do subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Corrêa.

 

Ao chegar ao local, o prefeito e Maria Clara foram recebidos pelas companheiras do Lions Clube Alvorada, pelos pais presentes e foram rodeados pelas crianças. “Temos que enaltecer um trabalho como este desenvolvido pelo Lins Clube Alvorada e pelas equipes da Prefeitura que estão juntos nesta festa”, disse o prefeito, destacando a importância de estar presente em “mais uma festa de Natal junto com as famílias de trabalhadores que desenvolvem uma atividade importante no aterro sanitário, gerando renda para elas”, disse Duarte.

 

Ele lembrou que é o segundo Natal consecutivo que tem a oportunidade de estar junto com os pais e as crianças. “São trabalhadores que merecem atenção especial e é isto que temos procurado fazer”, enfatizou, referindo-se ao programa de reciclagem desenvolvido pela Prefeitura e que estes trabalhadores estão tendo uma participação fundamental. “Por isso mesmo investimos na compra de equipamentos para eles”, reforçou.

 

O prefeito aproveitou o momento para lembrar aos familiares sobre o programa de cadastramento e recadastramento da casa própria que está sendo realizado pela Prefeitura. “Vamos entregar mais de 1.300 casas e são para as pessoas de baixa renda”, disse, ressaltando que “quem ainda não se inscreveu, deve ir até a sede da Fuphan, no antigo prédio do Hotel Galileo, e fazer a inscrição. E quem já tem cadastro, deve atualizar. As casas são para vocês que realmente necessitam”, completoui.

 

Maria Clara também ressaltou o trabalho desenvolvido no local. E foi mais além, lembrando que além de incentivar os trabalhadores, dar condições de trabalho a eles, é preciso pensar também nas crianças, o que tem sido feito por parte da Prefeitura e de parceiros, como o Lions Alvorada.

 

Grace Ellen Morais, presidente do Lions Alvorada, afirmou que a festa só foi possível graças ao apoio dos parceiros como a Prefeitura e outros, inclusive de empresas que doaram os presentes. Ela fez um agradecimento especial ao prefeito Paulo Duarte e à primeira dama Maria Clara, e destacou também a equipe do CRAS II, que tem dado uma atenção especial às famílias que trabalham no aterro. A festa, por sinal, foi na extensão do CRAS II, na Nova Corumbá, comandada pelas 14 companheiras do Lions e pela equipe do Centro de Referência.

 

Para os irmãos Matheus, 08 anos, e Josiane Aparecida Gomes, 10, dois dos quatro filhos do casal de catadores de recicláveis, Josélida Gomes e Vivaldo dos Santos, a festa foi completa. Eles não se cansavam de entrar na fila para brincar no ‘pula – pula’. “Foi o que eu mais gostei. Ta tudo legal, mas lá eu gostei mais. E acho que vou gostar mais ainda do presente que vou ganhar”, disse o pequeno Matheus, estudante no Clio Proença, assim como a irmã.

 

O grande momento foi reservado para a hora da entrega de brinquedos. As crianças se esqueceram do ‘pula – pula’, da pipoca, do cachorro quente, e se divertiram com o que acabavam de ganhar de Papai Noel. Matheus, com um carrinho, teve sua previsão confirmada. “Era o que queria. Vou brincar bastante com ele agora”, disse sorridente.