Encontro encerra ano letivo reconhecendo práticas pedagógicas de sucesso

Encerrando o ano letivo na Rede Municipal de Ensino de Corumbá, a premiação Professor Por Excelência foi um momento de celebração entre os profissionais da Educação que, durante todo o ano letivo, desenvolveram ações pedagógicas visando o crescimento educacional e cultural de estudantes das unidades tanto na área urbana como rural.

 

Foram 69 projetos que competiram em quatro categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental (1ª a 5ª séries), Ensino Fundamental (6ª a 9ª séries) e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Durante a cerimônia de premiação, os trabalhos finalistas forma apresentados para um público que lotou o anfiteatro do Campus do Pantanal, unidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

“A nossa grande preocupação enquanto gestores é formar o aluno-pesquisador, aquele que busca, que traz resultado para a sala de aula onde o professor constrói junto ao estudante o conhecimento e a partir desses experimentos realizados dê visibilidade desses resultados a toda rede. Que sirvam de exemplo para outros professores, de trazer metodologias inovadoras para a rede de ensino”, disse Roseane Limoeiro, secretária municipal de Educação.

 

Ela destacou que a premiação, que está em sua décima edição, veio evoluindo ao longo do tempo tanto em seu regulamento como na qualidade ds projetos inscritos que foram desenvolvidos em disciplinas variadas, entre elas, Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física.

 

Roseane afirmou que o reflexo da qualidade apresentada pela Rede Municipal de Educação se manifesta não apenas nos bons resultados com os estudantes, mas na permanência dos mesmos nas unidades educacionais ano após ano.

 

“Praticamente todos os alunos que já se encontram na Rede fizeram a rematrícula.Vamos abrir para alunos novos e já está uma procura intensa em nossas escolas e centros de Educação Infantil, indicando que estamos trilhando o caminho certo, procurando a excelência em nosso trabalho”, declarou ao se direcionar aos professores. “Continuem acreditando na Educação, no trabalho do professor, que é de formar cidadania”, disse a secretária.

 

A escola municipal Pedro Paulo de Medeiros foi o destaque da premiação, levando os primeiros lugares nas categorias Ensino Fundamental (6ª a 9ª séries) e EJA.  A professora Nádia Sol Neves Rondon que desenvolveu o projeto “Em Cada Memória, uma História para Contar” se emocionou ao lembrar as etapas que incluíram a visita ao Asilo São José.

 

“Eles produziam textos apenas por produzir e queria que essa prática tivesse um significado e apresentei a eles o gênero ‘memórias’. Eles tiveram uma dificuldade muito grande em buscar essas histórias em casa porque não estão acostumados a conversar, ter essa relação mais próxima dos mais velhos e, com a visita no Asilo, eles perceberam o quanto é gratificante ouvir, participar dessa troca de vivências”, disse a professora ao resumir uma das etapas do projeto que focava o aprimoramento da escrita.

 

Para a diretora da escola Pedro Paulo de Medeiros, Tânia Maria da Costa Guimarães, o bom desempenho é fruto de uma importante parceria que a unidade escolar preza no cotidiano. “Foi muito agradável porque é um trabalho que envolvemos à comunidade interna e externa e é isso que faz a diferença em nossa escola. Os pais que nos ajudam para que as ações sejam um sucesso”, lembrou.

 

Confira os vencedores do X Prêmio Professor por Excelência

 

Categoria Infantil

 

3º lugar: Escola Municipal Rural de Educação Integral Eutrópia Gomes Pedroso – profª Mayara Mayda Vaz Coutinho, projeto “Brincadeiras de Crianças”

 

2º lugar: Escola Municipal Fernando de Barros – profª Lucia Mara Gonçalves Peixoto, projeto “Brincando com Arte”

 

1º lugar: Escola Experimental de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues – profª Vanessa Soares dos Santos, projeto “Mundo Mágico da Literatura Infantil”

 

Categoria Ensino Fundamental (1ª a 5ª séries)

 

3º lugar: Escola Municipal José de Souza Damy – profª Laura Janaína Garcia Quidá, projeto “Compostagem uma Solução para todos os Gostos”

 

2º lugar: Escola Municipal Experimental de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues – prof. Paulo Henrique Rodrigues Cestari, projeto “Circo na Educação Física”

 

1º lugar: Escola Municipal Cássio Leite de Barros – profª Leidiane Garcia , projeto “Série Concertos na Escola: Vivência e prática musical”

 

Ensino Fundamental (6ª a 9ª séries)

 

3º lugar: Escola Ângela Maria Perez – prof. Luiz Paulo Freitas Ribeiro, projeto “AMP lutando contra a Violência”

 

2º lugar Escola Municipal Experimental de Educação Integral Tilma Fernandes Veiga – prof. Tiago Godoy, projeto “Tilma para o Bem”

 

1º Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros – profª. Nádia Sol Neves Rondon, projeto “Em Cada Memória, uma História para Contar”

 

EJA

 

3º lugar: Escola Municipal Clio Proença – prof. Elvis Edney Leite de Arruda, projeto “Cidadania em Foco”

 

2º lugar: Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros – prof. Jaciry Antunes de Souza Moraes, projeto “O esporte como interatividade social no EJA”.

 

1º lugar: Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros – profª – Angélica Maria Vaz Arce, projeto “A EJA navega atual. Sua passagem…é a inclusão digital”