Durante visita, prefeito reforça parceria com Centro de Apoio Infanto Juvenil

O prefeito Paulo Duarte visitou na manhã desta quinta-feira, 18, a sede do Centro de Apoio Infanto Juvenil (CAIJ) e anunciou novas intervenções por parte da Prefeitura de Corumbá em apoio à instituição que integra um amplo projeto social que tem ainda a Casa de Recuperação Infantil Padre Antônio Müller (CRIPAM), e a Casa de Acolhimento Irmã Marisa Pagge.

 

Duarte participou das atividades de encerramento do ano no CAIJ, instituição criada há mais de seis anos, e que oferece um espaço educativo completo a crianças de 06 a 18 anos, como reforço escolar, oficinas e cursos profissionalizantes, no contra turno escolar.

 

“Estamos fortalecendo a parceria entre a Prefeitura e o CAIJ. Além da cedência de professores, vamos fazer agora, em 2015, o repasse de recursos financeiros para auxiliar a instituição que presta um serviço de extrema importância para o desenvolvimento de nossas crianças”, anunciou Duarte, ressaltando que o repasse financeiro já foi aprovado e será por meio do Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS).

 

O prefeito estava acompanhado pelo assessor Lamartine Figueiredo Costa, que integra a comissão do FMIS. Foi recebido pelo padre Paschoal Florin que atua na coordenação desse amplo projeto social, e pela administradora do CAIJ, Luciene da Costa Cunha.

 

Visitou as instalações do centro, conversou bastante com as crianças, com professores e outras pessoas que trabalham no local, inclusive da cozinha. Lembrou aos presentes que, alguns minutos antes, havia participado de um evento no CAPSad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), que desenvolve um trabalho voltado á recuperação de pessoas dependentes de drogas ilícitas.

 

“Eu vi lá pessoas tentando se recuperar. É um espaço importante para ajudar aquelas pessoas, como este aqui que tem contribuído muito para o desenvolvimento das nossas crianças”, enfatizou o prefeito, destacando que o apoio da Prefeitura continuará no próximo ano, não só com cedência de professores, mas também com recursos financeiros.

 

Duarte buscou saber ainda, com professores, como está o desempenho das crianças. O prefeito dialogou bastante com Anacleto Leite da Silva, professor de Matemática da Rede Municipal, lotado na Escola do Paiolzinho, que definiu a parceria como positiva. “As crianças têm dificuldades enormes, necessita muito da presença dos professores aqui e elas demonstram interesse em aprender, procuram a gente para tirar dúvidas”, observou Anacleto que avaliou o trabalho de maneira positiva.

 

O prefeito reforçou a intensão de manter apoio ao projeto social, principalmente pelo fato de que se trata de “um espaço que orienta as crianças a seguirem bons caminhos”. Antes de se despedir das crianças para uma reunião com a direção do CAIJ e também com a presidente da CRIPAM, Luiza Maria Corrêa Martins, e a vice, Maria Angélica Calábria, o prefeito fez um pedido à banda de música da instituição: Pais e Filhos, da Legião Urbana.

 

O projeto

 

O projeto social Centro de Apoio Infanto Juvenil atende hoje 550 crianças no contra turno escolar. No local, os alunos recebem apoio escolas, participam de oficinas de música, dança, artesanato, esporte, teatro, entre outras. Conta com salas de aula, refeitório, quadra poliesportiva coberta, entre outras dependências.

 

Somente da Escola Municipal José de Souza Damy, a instituição atende 300 crianças, 150 em cada turno. Integra uma parceria do programa Mais Educação desenvolvido naquele estabelecimento de ensino que cede os estagiários.