Concurso “Educação para o Trânsito” premia alunos da rede de ensino

A entrega dos prêmios do concurso “Educação para o Trânsito de Corumbá”, foi realizada na tarde desta quarta-feira, 10 de dezembro, no Sesc – Corumbá. Este ano, o evento contou com a participação de 259 trabalhos elaborados por alunos do 4º ano ao 9º ano,  das escolas municipais, estaduais e particulares.

 

O concurso foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), em parceria com a Secretaria de Educação. Foi dividido nas categorias Frase, com 78 inscritos; Nome da Faixa, com 75, e Desenhos Artísticos que teve 106 trabalhos inscritos, além da escolha do nome da mascote.

 

Durante o ato de premiação a Agetrat apresentou um teatro com foco na conscientização no trânsito. “As placas que falam” foi uma forma encontrada de mostrar ao público presente os sinais de ‘atenção’, ‘pare’, além das indicações da faixa de pedestre, o cone e o farol (sinal de trânsito). Foi uma forma de mostrar como as pessoas devem atravessar a rua, que devem primeiro sinalizar e esperar que o carro pare e, somente após isso, atravessar na faixa de maneira segura.

 

De acordo com a diretora-presidente da Agência de Transito, Silvana Ricco, o teatro é apresentado nas escolas durante as campanhas de educação no transito. “Estas atividades têm tido uma resposta muito positiva. O bom disso tudo é que as crianças também podem passar esse conhecimento para a família toda”, explicou.

 

Ainda de acordo com a Silvana, a realização do concurso foi uma forma de promover a conscientização das crianças, adolescentes e professores, mostrando a importância de um comportamento seguro em relação ao trânsito.

 

“As crianças me surpreenderam com os números de trabalhos inscritos e com a criatividade nas frases, nos nome e nos desenhos cada um mais lindo que o outro. Por isso mesmo resolvemos premiar os três primeiros e colocar ainda a revelação de cada categoria”, contou Silvana.

 

Liels Rocardo S. Campos, da Escola Dom Bosco, foi o vencedor na categoria nome do mascote, o “Faixete”. Na categoria Frase sobre o Trânsito, em terceiro lugar ficou a aluna do 7º ano do Clio Proença, Ana Paula de Lima Oliveira, que ganhou um celular; em segundo o aluno do 7º ano da Izabel Correa, Rodrigo Nogueira do E. Santo, que recebeu um vídeo game. Já a primeira foi a aluna do 7º ano do Clio Proença, Maria Gabriele Pires Centurião, que ganhou um tablete. A revelação foi Liels Ricardo S. Campos, do 8º ano do Dom Bosco, que ganhou uma bola e um par de meias de futebol.

 

Na categoria desenho artístico, a primeira colocada foi Maria Eduarda S. de Souza, do 6º anos da Escola Izabel Correa, que recebeu uma bicicleta; em segundo, Henderson de Souza Silva, do 6º ano da Izabel Correa, que ganhou um vídeo game, e em terceiro, Natanaelson Pessoa Santana do 6º ano da Escola Paiolzinho, que ganhou um celular. A revelação foi Diego Gleidson da Costa, do 9º ano da Escola Maria Helena Albaneze, que ganhou uma bola oficial.

 

Na categoria Projeto, cujos trabalhos foram desenvolvidos pelos professores, o primeiro colocado foi “Transitando com Segurança”, da professora da escola José de Souza Damy. Laura Janaina Garcia ficou em segundo lugar com o projeto “Educação para o trânsito, mais humanização”, e em terceiro, a professora Priscila Luiza Monteiro, do colégio Objetivo, que ganhou uma câmera fotográfica.