Academia da Saúde transforma vida de pessoas devolvendo-lhes o bem-estar

O prefeito Paulo Duarte visitou a Academia da Saúde, equipamento instalado este ano no bairro Arthur Marinho, e que atende centenas de pessoas do bairro com o desenvolvimento de práticas corporais e atividades físicas, além de orientações com alimentação saudável, entre outras ações voltadas ao bem-estar e saúde do cidadão.

 

A visita do chefe do Executivo marcou o encerramento do primeiro ano de atividades do espaço que vem mudando a vida de muita gente. Não são raras as histórias de pessoas que chegaram até à Academia por recomendação médica e, hoje, percebem a evolução trazida com hábitos saudáveis adquiridos com orientação dos profissionais que atuam no espaço.

 

Fiscal de transporte, o senhor Antônio Cedron, está afastado do trabalho devido a um derrame. A orientação após passar por esse momento onde ficou explicita a fragilidade de sua saúde foi buscar novos hábitos e aí foi onde entrou a Academia da Saúde do bairro Arthur Marinho. Freqüentando o local há três meses, ela conseguiu reduzir seu peso de 160 para 130 quilos.

 

“O professor é muito bom, exige da gente. Nunca pratiquei esportes, só quando jovem que joguei bola. Tive esse problema e vim para a academia, me senti realizado e pelo esforço que estou fazendo, estou me sentindo bem. Achei que essa camiseta não fosse dar em mim e deu. Hoje, tenho disposição para andar, não tenho cansaço, não sinto nada, estou bem”, conta com o orgulho.

 

E os benefícios se estenderam para a família dele, pois a esposa de Antônio, dona Eliana, passou a freqüentar a Academia para estimular o marido. Ela, que sentia fortes dores na estrutura óssea, diz que isso é coisa do passado.

 

“Eu emagreci, melhorei mais as atividades em casa porque tinha muitas dores nos ossos. Melhorei bem mesmo, eu tomava remédio para osteoporose e, agora, não mais. Eu faço todo serviço de casa e para fora e não sinto mais dores só fazendo os exercícios aqui na academia”, conta a senhora.

 

Com 68 anos de idade, Julieta Monteiro de Vasconcelos, chegou até à Academia de Saúde também encaminhada por uma unidade de saúde onde ela descobriu um problema não aparente.

 

“Minha pressão estava alta, porém eu não sentia nada, descobri que isso durante uma consulta de rotina no posto. Foi um susto para mim e já me indicaram a academia para fazer exercícios. Meu colesterol também estava alto. Se pudesse, eu estaria aqui todo dia, venho às terças e quintas-feiras. Eu fico muito feliz, gosto do professor e dos funcionários”, afirma a senhora que já mostra nova disposição.

 

“Eu andava que nem uma patinha, devagar quando estava na rua e, hoje, eu que puxo a turma. Minha neta se espanta como recuperei a energia”, conta Julieta que afirmou ainda ter reduzido a taxa de colesterol da casa dos 400 para 200. “Ainda preciso melhora mais”, diz entusiasmada a senhora ao avaliar que o investimento feito pela Prefeitura Municipal na área da Saúde “foi uma das melhores coisas” da gestão do prefeito Paulo Duarte.

 

Acompanhado da primeira-dama e diretora presidente da FUHPAN, Maria Clara Scardini, Duarte relembrou as aquisições do município em espaços públicos e de prática esportiva.

 

“Nesse ano de 2014, investimos muito na criação e na recuperação de espaços públicos, da prática do esporte, visando todas as idades. São duas academias entregues este ano, uma aqui no bairro Arthur Marinho e outra no Cristo Redentor. Recuperamos o Ginásio Poliesportivo, entregamos outras academias em vários pontos da cidade”, elencou ao observar a postura da população no trato com esses novos equipamentos.

 

“Uma coisa muito interessante, até contrariando aqueles que entendiam que a Prefeitura ao fazer isso, estava colocando um espaço que seria degradado pela própria população, e hoje, a gente percebe um sentimento de pertencimento. Não adianta a gente construir um espaço e acharmos que temos que encher de guardas municipais, temos que, cada vez mais, colocar na cabeça do povo que temos que cuidar. O espaço é a Prefeitura que constrói, mas depois ele pertence à comunidade, à população. Fico muito feliz em ver que esses espaços estão sendo cuidados”, comentou

 

Ele também anunciou a implantação de uma Academia ao Ar Livre no local para o próximo ano, além da conclusão das obras do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no bairro Jardim dos Estados, e o CIE (Centros de Iniciação ao Esporte).

 

A Academia da Saúde do Bairro Arthur Marinho está classificada na modalidade intermediária. Trata-se de um espaço de vivência com estrutura de apoio; área com equipamentos (barra horizontal, espaldar, bancos, prancha para exercícios abdominal, barras assimétricas e barras marinheiro); e espaço multiuso; depósito; sanitários masculino e feminino adaptados; além de área de acessos, circulação e paisagismo.