2ª Olimpíada Municipal de Matemática envolveu mais de 3,5 mil alunos

Promovida pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Educação, a 2ª Olimpíada Municipal de Matemática envolveu mais de 3,5 mil alunos da Rede Pública de Ensino (Reme). O desafio, criado pelo prefeito Paulo Duarte como forma de incentivar e fortalecer o estudo da disciplina, foi dividido em quatro módulos: 6º, 7º, 8º e 9º ano.

 

Os dois finalistas de cada categoria, assim como os professores orientadores, foram premiados nesta terça-feira, 9 de dezembro, durante solenidade realizada na Unidade 3 do Campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Cada um dos primeiros colocados ganhou um smartphone, enquanto os segundos colocados levaram para casa um aparelho de MP3.

 

Os orientadores receberam uma impressora colorida e a escola campeã uma filmadora digital. Na soma geral dos pontos, o Barão do Rio Branco foi o grande campeão da Olimpíada. O diretor da instituição de ensino, Genilson Canavarros de Abreu, recebeu o prêmio do prefeito de Corumbá, que participou do evento ao lado da secretária de Educação, Roseane Limoeiro.

 

No Nível I (6ª série) o vencedor foi Cristiano Martinez Fernandes, do Cyríaco Félix de Toledo, com Ana Luiza Bortolanza Vieira, também do Cyríaco, em segundo lugar. No Nível II (7ª) a campeã foi Julia Leal Bassan, do Barão do Rio Branco, e Josiel de Oliveira Coelho, da Escola Municipal Rural Paiolzinho, foi o vice.

 

No Nível III (8ª) Leonilson Sudré da Silva, da Escola Municipal Rural Eutrópia Gomes Pedroso, foi o segundo colocado e Evelyn Pietra de Camargo, do Izabel Correa de Oliveira, a campeã. No Nível IV (9ª), por fim, Lucas Willian, do Barão do rio Branco, e Marcos Vinicius Ferreira, do Clio Proença, ficaram em primeiro e segundo, respectivamente. Já os educadores premiados foram Francisco Ignácio, Roselene Franco, Orleta Guedes de Souza e Marlúcia França de Assunção.

 

OBA

 

Durante o evento, também foram homenageados os alunos de Corumbá premiados na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA), organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira e pela Agência Espacial Brasileira com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Foram homenageados Luiz Miguel da Silva Alvarez e Felipe Augusto de Lima, ambos da Escola Cássio Leite de Barros e que conquistaram a medalha de prata na OBA. A professora Izabella Maria Gomes Xavier e a diretora Clarice Ortiz de Jesus, responsáveis pela inscrição dos alunos, também foram homenageadas.