Prefeitura e Sesc preparam cronograma de ações para o próximo ano

A Prefeitura Municipal e o Sesc Corumbá já iniciaram entendimentos para definir um cronograma de ações voltadas ao setor educacional para o ano de 2015. Esta parceria foi tratada na manhã desta sexta-feira, 14, entre a secretaria de Educação, Roseane Limoeiro, e a gerente do Sesc Corumbá, Thayná Cambará. De imediato, ficou definida a abertura do espaço para os alunos da Rede Municipal de Ensino, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas exposições e na programação do Cine-Sesc.

 

Uma das propostas do próprio Sesc foi aproximar ainda mais a instituição dos alunos, levando os projetos até às escolas da Rede Municipal de Ensino, como forma de criar nas crianças, interesse pela cultura.

 

“Vamos iniciar com os jovens e com as crianças que não têm vícios, pata que elas passem a respirar cultura. Vamos levar os projetos às escolas para despertar esse interesse nos alunos para que eles criem o hábito e venham até nós”, explicou Thayná.

 

Uma das propostas é abrir o Sesc Corumbá para os alunos da Reme, inclusive do EJA e do Projovem Urbano, para que tenham acesso à programação do Cine-Sesc, voltada mais para o setor cultural. A gerente explicou que o primeiro passo será transformar a sala de cinema itinerante, levando-a para as escolas da rede.

 

“Vamos levar a sala de projeção para as escolas, adequando ao calendário escolar dos alunos, e disponibilizar um ou dois dias para que os alunos do EJA e do Projovem possam visitar a nossa casa, assistir aos filmes culturais e, em seguida, discutir sobre o filme que acabaram de assistir”, explicou.

 

Outro setor que o Sesc Corumbá está colocando à disposição dos alunos é a biblioteca que será aberta nos próximos dias, podendo ser visitada pelo público em geral, inclusive enquanto aguardam as apresentações cinematográficas ou mesmo durante as exposições que a instituição realiza normalmente, como forma de criar o hábito da leitura nas pessoas.

 

Creche

 

Um novo projeto que será aplicado ainda este ano com as crianças das creches da Reme será o “Baú de Portinari” que vai disponibilizar as principais obras do Portinari em kits, para que os professores possam trabalhar com os pequenos.

 

“O Baú de Portinari, homenageia o artista brasileiro Luís Cândido Portinari com uma exposição de réplicas de algumas de suas pinturas, juntamente com a sua biografia, para que as crianças possam conhecer seu trabalho. Também serão realizadas oficinas de pintura e atividades com as obras do artista”, explicou a gerente.

 

Outra novidade são as duas novas exposições já agendadas, uma sobre os “Andores da Festa de São João” e outra sobre os “Casario do Porto”. “Resolvemos criar essas exposições que contará apenas com a participação de artistas locais, para valorizar estas pessoas, e para que essas histórias sejam contadas por pessoas que conhecem a realidade local. Assim podemos valorizar a cultura local e mostrar a importância de uma festa tradicional e da história do nosso Porto Geral”, disse Thayná.

 

A secretaria Roseane Limoeiro adiantou que esta parceria com o Sesc vai reforçar ainda mais o trabalho que já estava sendo preparado para atender as crianças da Rede Municipal de Ensino. “Como a cidade, a partir do ano que vem, já estará vivendo essa dinâmica com a restauração de prédios históricos, já estava previsto passar um pouco dessa história para os nossos alunos, mostrando a importância da conservação desses lugares. Agora, com essa exposição, podemos trabalhar com projeto para que os professores apliquem em sala de aula”, observou.

 

Ainda segundo a secretária de Educação, dar continuidade a essa parceria em 2015 vem ao encontro da proposta do prefeito Paulo Duarte, para sempre levar a cultura a todos os lugares da cidade. “Levar esse trabalho para as nossas crianças e jovens da Reme, já fez parte do calendário escolar deste ano. Agora, com esses novos projetos, vamos poder incrementar ainda mais o trabalho, principalmente pelo fato de que poderemos nos programar e realizar um trabalho diferenciado com os nossos alunos durante o calendário escolar”, concluiu.