População da parte alta da cidade ganha novo Pronto Socorro em fevereiro

Moradores da região sul de Corumbá, parte alta, vão ser beneficiados a partir de fevereiro, com um novo Pronto Socorro com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA – 24 Horas). O anúncio foi feito pelo prefeito Paulo Duarte durante uma visita às instalações no final de semana. Na oportunidade, ele aproveitou para acompanhar os serviços finais que estão sendo executados no local, bem como as obras de implantação do pavimento asfáltico na quadra em frente ao estabelecimento de saúde, que vai garantir maior acessibilidade ao local.

 

“Em fevereiro os moradores dessa região vão poder contar com o seu próprio Pronto Socorro e não precisarão mais se dirigir ao centro em busca de atendimento médico”, disse o prefeito. “A obra está em sua etapa final, inclusive com o asfalto na Rua Luis Feitosa Rodrigues, em frente a esta unidade que vai garantir melhor acesso aos serviços de saúde pública”, comentou.

 

“Vamos entregar o prédio em pleno funcionamento, com todos os equipamentos e uma equipe de médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde para atender esta que é uma das regiões mais populosas de Corumbá, e que necessitava de um serviço como este”, argumentou Duarte, lembrando que os profissionais já estão sendo contratados, a partir do Concurso Público realizado recentemente, específico para o setor da saúde.

 

Durante a visita, o prefeito pode constatar a conclusão dos serviços de instalação da rede de gases especiais medicinais (óxido nitroso, oxigênio, ar comprimido e a vácuo), no prédio. Além disso, outros serviços foram executados recentemente e restam apenas detalhes finais para a entrega da parte física.

 

O prefeito lembrou que, para deixar o prédio em condições perfeitas para atendimento ao público, a Prefeitura investiu recentemente, R$ 795.483,26, recursos próprios da municipalidade, isto sem contar com as obras de pavimentação asfáltica que entra na sua reta final. “Esta UPA será de extrema importância para desafogar o Pronto Socorro Municipal que hoje é a única referência na região, inclusive para moradores de Ladário e da Bolívia”, explicou.

 

Novo Pronto Socorro

 

Este novo Pronto Socorro está sendo construído Bairro Guató e vai atender toda a parte alta de Corumbá, inclusive vítimas de acidentes rodoviários (fica próximo ao anel viário – BR 262) e acidentes de trabalho que possam ocorrer nas empresas existentes na saída da cidade.

 

Terá 792,52 metros quadrados de área construída e integra uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura. Além de completa equipe de profissionais, o Pronto Socorro contará também como uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), responsável pela prestação de serviço pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências e emergências, inclusive odontológicas.

 

O novo PS contará com salas estruturadas para intervenções de emergência, Raio X, nebulização, sala de procedimentos, de administração de medicamentos, consultórios médico e odontológico, além de salas para atendimento de fraturas, coleta de material para exames, curativos, observação, isolamento e sala de espera.

 

Terá também outras dependências necessárias para um perfeito atendimento à população da parte alta da cidade, bem como pacientes vítimas de acidentes na BR-262 e nas empresas de mineração e frigoríficos localizados na região. O local também vai atender pacientes graves, até que sejam removidos para um hospital de referência.