Perfil Socioeconômico subsidia empreendedores com informações sobre Corumbá

Lançado na noite dessa segunda-feira, 24 de novembro, o Perfil Socioeconômico de Corumbá é um compilado de informações, dados e estatísticas preciosas para quem pretende investir ou já está investindo no município. O estudo, realizado pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SMIC), Fecomércio e Sebrae, está disponível na íntegra e de forma detalhada no site da Prefeitura (www.corumba.ms.gov.br).

“Antes mesmo de assumir a Administração da cidade, uma das minhas metas era fortalecer o comércio local. E assim fizemos desde o dia 1º de janeiro de 2013, criando mecanismos, desburocratizando e simplificando os procedimentos nos órgãos públicos e tomando decisões, por vezes até impopulares e mal compreendidas por parte da população”, comentou o prefeito Paulo Duarte durante o evento.

“E ainda naquele primeiro ano do Governo, houve um crescimento de 49% no número de novas empresas abertas em Corumbá. E no primeiro semestre de 2014, quando o resultado dessa conta foi desastroso em todo o Estado, inclusive em Campo Grande, nós tivemos um aumento de 7% em relação aos números altíssimos de 2013. Na prática, tudo isso representa mais geração de emprego e renda para nossa gente”, prosseguiu.

Seguindo esta política de fomento ao comércio local, o Perfil Socioeconômico surge como mais uma importante ferramenta para o setor empresarial. É a primeira vez que um levantamento tão detalhado é realizado em Corumbá.  “Ele serve de parâmetro para o micro, o pequeno e até o grande investidor saber onde ele está entrando”, completou o prefeito Paulo Duarte.

“Através desse estudo, sendo o primeiro realizado em nossa cidade, podemos compartilhar dados e informações com o intuito de estimular os investidores, mostrando as potencialidades do município, de oferecer subsídios para pesquisas escolares e demais instituições que demandem desses dados, demonstrar índices de qualidade de vida do Município e o que ainda precisa ser melhorado”, detalhou o secretário de Indústria e Comércio, Pedro Paulo Marinho de Barros.

O presidente do Sistema Fecomércio MS, Sesc, Senac e Instituto de Pesquisa, Edison Araújo, também destacou a importância do Perfil Socioeconômico e lembrou do trabalho conjunto da instituição e a Prefeitura. “Temos feito algumas ações que vem justamente de encontro ao desenvolvimento do munícipio”, disse, apontando o Odonto Sesc, que atendeu mais de 1,5 mil pessoas na cidade, e a administração do Centro de Convenções, atual sede do Sesc Corumbá.

Também presente na solenidade, o presidente da FAEMS e da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC), Alfredo Zamlutti Júnior, ressaltou que o momento ideal para o empreendedorismo é agora.  “Temos que parar de reclamar e trabalhar. As oportunidades ai estão e esse Perfil é uma prova disso”, afirmou. Após a apresentação do estudo, o empresário J. Absumassafi, popularmente conhecido como Jota de Miami, contou sua história de determinação e sucesso ao público presente.