Pantanal de Corumbá é tema do quadro “Na Estrada”, do programa Mais Você

Uma equipe da Rede Globo de Televisão desembarca no início da tarde desta quinta-feira, 13, em Corumbá, para iniciar as gravações do quadro “Na Estrada”, do programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga. Serão quatro dias de intenso trabalho na região do Pantanal de Corumbá e o programa será veiculado em janeiro como opção de destino turístico de férias no Pantanal.

 

A agenda foi informada na manhã de hoje pela diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes que, atendendo orientação do prefeito Paulo Duarte, dará suporte necessário para os profissionais durante os dias em que permanecerem em solo pantaneiro.

 

A equipe responsável pela gravação do programa será apresentada no Monumento Arara Pantaneira, no Aeroporto Internacional de Corumbá. O almoço será no Restaurante Rodeio, quando o grupo terá a oportunidade de degustar pratos da gastronomia tradicional em Corumbá, típica da Bolívia, o pica ló macho, a saltenha, o arroz boliviano, entre outros.

 

Após o almoço, os profissionais seguem para a região da Estrada Parque Pantanal – Sul, passando pelo Maciço de Urucum. Será a primeira oportunidade para retratar a fauna e a flora pantaneira ao longo da BR – 262, uma rodovia ecológica.

 

Neste primeiro dia, o destino é o Passo do Lontra Parque Hotel, onde amanhã, logo cedo, começam as gravações de um safari terrestre pela Estrada Parque, até a Pousada São João, onde será servido um café da manhã pantaneiro, o “quebra-torto”, tudo registrado pela equipe que, no final da manhã, participa de uma cavalgada e se encontra com uma comitiva pantaneira.

 

Nesse encontro está prevista a gravação do “Cozinhando com Jimmy Ogro. À noite está programado um safari, a bordo de uma chalana pantaneira. Será a oportunidade da equipe se encontrar com onças pintadas e outros animais.

 

O terceiro dia, sábado, reserva uma gravação na parte da manhã, com uma senhora bastante conhecida na BR 262. Depois de deixar a região do Passo do Lontra, a equipe se encontra com Maria José e sua criação de jacaré.

 

No final da manhã de sábado, a equipe estará em Corumbá onde realiza captação de imagens da cidade – Praça da República e Ladeira Cunha e Cruz (palcos da Guerra do Paraguai); Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária (igreja do período colonial); Casario do Porto Geral (tombado pelo Patrimônio Nacional) e Casa do Massa Barro; Museu de História do Pantanal; Escadinha da XV; Avenida General Rondon com suas palmeiras imperiais centenárias; Jardim da Independência, e o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora.

 

Ainda no sábado, o almoço será no Restaurante Miguéis. Prato: Peixe a Urucum. Neste mesmo dia está marcado um sobrevoo de helicóptero para captação de imagens aéreas da cidade e do Pantanal. Estão programadas ainda entrevistas com festeiros do Banho de São João na Comunidade Monte Castelo (Alfredo Ferraz e parceiros), com direito aos curureiros e a dança siriri. O dia será encerrado com um jantar no Restaurante do João e o prato será carne soleada no espeto.

 

No domingo, 16, a pauta prevê visitas às diversas barraquinhas de promoção de pastel, tradição de domingo nos bairros de Corumbá; a feira central de domingo, com foco na gastronomia: bolo de arroz, saltenha, queijo nicola, doces e etc., como também o povo corumbaense, temperos de fronteira (Bolívia), fechando em um ponto tradicional da cidade, o Bar da Boca Maldita.

 

Neste dia o almoço será no restaurante da Dona Núncia para mostrar a gastronomia paraguaia, típica do Paraguai e tradicional em Corumbá, que são a sopa e a chipa paraguaia. No dia 17, a equipe estará na fronteira com a Bolívia.