Legado de Helô Urt será lembrado em missa que marca 3 anos de saudade

Lembrança muito forte na área cultural de Corumbá, a professora, ativista cultural e ex-diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Heloísa Helena da Costa Urt (Helô), terá uma missa celebrada em sua memória na quinta-feira, 27 de novembro, quatro dias após completar 3 anos de seu falecimento, ocorrido em decorrência de um infarto no ano de 2011.

 

A missa, solicitada pela Prefeitura Municipal de Corumbá, acontecerá no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, localizado na Rua Dom Aquino Correa, 1037, centro, a partir das 19 horas, onde o Coral Cidade Branca e bailarinos da Oficina de Dança, dois projetos culturais incrementados na gestão de Heloísa à frente da Fundação de Cultura do município, participarão da celebração religiosa.

 

“Sempre vamos lembrar com muita alegria desse momento que ela viveu conosco. Com muita força e garra, ela sempre fez muito por nossa cultura”, comentou a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rolon, que comentou sobre as atividades culturais intensificadas este final de ano.

 

“Demos uma salva de palmas para Helô ao final do Recital da Academia de Música Manoel Florêncio e também durante outras ações que estão acontecendo e acontecerão porque ela tem que ser lembrada assim: onde tem música, onde tem dança. Há o momento de oração também para que ela esteja bem, acolhida e emanando energia boa e a luz que ela sempre foi”, disse Márcia ao lembrar da continuidade dos trabalhos iniciados pela professora Heloísa.

 

“A maior bandeira dela foi o São João e o que nós fizemos foi certificar os festeiros como agentes municipais de cultura, continuar a organização que ela criou de cadastro e de apoio”, falou Rolon ao lembrar a manutenção de eventos como o Concerto de Santa Cecília e espetáculos da Oficina de Dança.

 

“O Concerto de Santa Cecília vai ser dia 11 de dezembro dentro do auditório do SESC Corumbá. No dia 12 , Oficina de Dança com o espetáculo Recordança e o elenco infantil e, no dia 13, adolescentes e adultos com coreografias  executadas ao longo destes anos 15 anos de atividade. Serão trazidas novamente para o palco coreografias do Chico Neller (bailarino contemporâneo) e Marcos Mattos (strret dance), profissionais de renome na dança sul-mato-grossense e que se tornaram professores da Oficina graças a Helô também”, afirmou Márcia ao já fazer o convite para a população prestigiar os eventos que tem entrada franca.

 

Legado Helô

 

Ladarense e com uma personalidade marcante, Helô era conhecida pelo jeito autêntico de expor suas opiniões e defender seus pontos de vista. À frente da Fundação de Cultura do Pantanal, ela foi a responsável por trazer de volta os carnavais antigos com a descida dos corsos, blocos das pastorinhas e frevo para a avenida General Rondon. Em 2006, ela idealizou o bloco Sandálias de Frei Mariano, que passou a abrir o carnaval de Corumbá na noite de quarta-feira.

 

Na época também foram criados a Noite da Seresta, o projeto Pôr do Som e demais ações em prol da cultura local como a volta do uso do Jardim da Independência em datas festivas como o aniversário da cidade e Natal. Como gestora da cultura local, ela também contribuiu para a organização do Arraial do Banho de São João ao cadastrar as famílias que promovem os festejos na cidade.